Sam Harris
Toda pessoa que já existiu irá sofrer com a perda de amigos e familiares. Todos irão perder tudo que há de mais importante em suas vidas. Por que alguém optaria por ser qualquer coisa além de bom nesse meio-tempo?
Se alguém não valoriza a lógica, que argumento lógico você utilizará para demonstrar a importância da lógica?
O lugar das pessoas que mantêm convicções fortes sem fundamento é nas margens das nossas sociedades, não nos corredores do poder.
O ateísmo como mera descrença em Deus não tem muito a oferecer. É um corretivo para todo um conjunto de más ideias, mas ele não coloca nada no lugar das más ideias. É um corretivo necessário, mas o que preenche o vazio é a ciência, a arte e a filosofia. O ateísmo é apenas uma maneira de abrir espaço para uma conversa melhor.
Chegou a hora de admitirmos que a fé nada mais é do que a licença que as pessoas religiosas dão umas às outras para continuarem acreditando quando as razões falham.
As crenças podem ser corretas ou erradas. Se você acredita que pode voar, essa crença é verdade só se você puder voar. Alguém que pensa que pode voar, e está errado sobre isso, acabará por descobrir que há um problema com sua visão do mundo.
O livre-arbítrio é uma ilusão. Nossas vontades simplesmente não são de nossa própria autoria. Pensamentos e intenções emergem de causas de fundo que desconhecemos e sobre as quais não exercemos controle consciente.
O mormonismo é objetivamente menos crível do que o cristianismo, porque os mórmons estão comprometidos em acreditar em quase todas as coisas implausíveis que os cristãos acreditam, além de muitas outras coisas implausíveis adicionais. É matematicamente verdadeiro dizer que qualquer que seja a probabilidade atribuída ao retorno de Jesus à terra para julgar os vivos e os mortos, deve-se atribuir uma probabilidade menor de que isso vai acontecer no Condado de Jackson, Missouri.
Há pelo menos um bilhão de pessoas na terra neste momento que considerariam suas orações atendidas se pudessem trocar de lugar com você.
Sabemos o suficiente neste ponto para dizer que o Deus de Abraão não é apenas indigno da vastidão da criação; é indigno até mesmo do homem.
O que peço que você considere é que não há nada em que devemos acreditar sem evidências suficientes para levar uma vida profundamente ética e espiritual.
Se alguém não valoriza a evidência, que evidência fornecerá para mostrar que deve valorizá-la? Se alguém não valoriza a lógica, que argumento lógico eles poderiam fornecer para mostrar a importância da lógica?