Salomão
Salomão é um personagem bíblico, foi o terceiro rei do povo de Israel. Hábil conselheiro e grande administrador, construiu o templo de Jerusalém.
Salomão, cujo nome vem do hebraico “chalom” (paz), subiu ao trono do povo de Israel quando tinha 20 anos. Filho do rei Davi e Bate-Seba, herdou de seu pai um extenso reino que ia do Rio Eufrates, até a fronteira egípcia.
Apesar de jovem, Salomão era um sábio conhecido e respeitado por toda a região. Até de terras mais distantes vinham nobres e príncipes em busca do conselho de Salomão. Entre as visitas famosas, conta-se a da rainha de Sabá. Supõem os historiadores que ela reinava uma região africana nas margens do mar Vermelho.
Salomão organizou administrativamente o seu reino. Explorou minas de cobre e sal. Construiu um porto para comercializar com a Arábia, a Etiópia e a Índia. Pouco a pouco sua riqueza aumentava. Tinha um enorme palácio em Jerusalém e uma residência de verão nas montanhas do Líbano. Seu trono era de marfim e ouro.
Apesar dos hebreus considerarem que, sendo Deus onipresente, qualquer lugar era bom para suas preces, Salomão mandou construir o Templo de Jerusalém. A grande obra durou sete anos para ficar pronta.
São estimados em 1 005 os cânticos escritos pelo rei Salomão, mas só existe a certeza quanto aos provérbios que foram recolhidos pela tradição judaica e que fazem parte do Antigo Testamento. Com a morte de Salomão em 930 a. C. a nação hebraica se dividiu em dois reinos: Israel e Judá.
Acervo: 307 frases e pensamentos de Salomão.