Ruth Escreve

Encontrados 10 pensamentos de Ruth Escreve

⁠Dependência
Passamos a vida toda dependendo de pessoas. Logo ao nascer as pessoas em quem mais nos apoiamos são nossos pais. Você espera que eles cuidem de tudo por você. Isso continua por alguns anos. Até eles deixarem de ser as pessoas mais próximas, você se distância e se fecha no seu mundo. No começo, eles são convidados pra visitar seu mundo ocasionalmente, mas com o tempo isso passa e quando você nota, não tem ninguém mais que te conheça tão bem, nem ninguém que faria qualquer coisa por você.

Então começamos a fazer colegas. Que viram amigos. Que viram melhores amigos ou até amores. E, de novo, colocamos expectativas demais em outras pessoas. Mas as pessoas mudam. E tudo bem, porque você também está mudando. Cada dia nos tornamos uma versão diferente de nos mesmos. Pioradas? Melhoradas? Quem sabe? Cabe a cada um descobrir o que é melhor pra si...

Mas o que acontece quando você percebe que está sozinho novamente? Pra ser exata, não novamente, nunca deixamos de estar sós. Você esteve sozinho o tempo todo, só não notou, se entregou, se distraiu, se manteve ocupado.. Mas no final das contas... Quem tem alguém nesse mundo?

Superestimamos o envolvimento de outras pessoas na nossa vida... Entregamos nossa felicidade à companhia e ao afeto de outras pessoas. Usamos afetos pra pensar que não estamos sós. Mas estamos. Isso não é algo ruim. Quem melhor para cuidar dos nossos sentimentos do que nós mesmos? Seu coração pode e deve ser cuidado por você.

"Eu te amo, você sabe que não estou mentindo, mas isso não quer dizer que eu não seja capaz de sobreviver sem você."


29.06.17 (Com adaptações esperançosas de 28/09/2023)

Inserida por ruth_escreve

⁠Dependência - versão original

Passamos a vida toda dependendo de pessoas. Logo ao nascer as pessoas em quem mais nos apoiamos são nossos pais. Você espera que eles cuidem de tudo por você. Isso continua por alguns anos. Até eles deixarem de ser as pessoas mais próximas, você se distância e se fecha no seu mundo. No começo, eles são convidados pra visitar seu mundo ocasionalmente, mas com o tempo isso passa e quando você nota, não tem ninguém mais que te conheça tão bem, nem ninguém que faria qualquer coisa por você. Mas nós precisamos disso, não é mesmo? Porque toda essa nossa necessidade de se sentir amado afinal...?

Então começamos a fazer colegas. Que viram amigos. Que viram melhores amigos ou até amores. E, de novo, colocamos expectativas demais em outras pessoas. Eles passam a ser pra quem contamos tudo, que dividimos nossas felicidades, nossos momentos e nossas fraquezas.

As pessoas mudam. A cada dia a pessoa que você confiou muda um pouco mais, e tudo bem, porque você também está mudando. Cada dia nos tornamos uma versão diferente de nos mesmos. Pioradas? Melhoradas? Quem sabe? Cabe a cada um descobrir o que é melhor pra si...

Mas.. e quando os dois mudam tanto que a relação muda também? É ruim perder amizades e amores, mas superestimamos o envolvimento de outras pessoas na nossa vida... Usamos isso pra pensar que não estamos sós. Mas estamos.

E o que acontece quando você percebe que está sozinho novamente? Pra ser exata, não novamente, nunca deixamos de estar sós. Você esteve sozinho o tempo todo, só não notou, se distraiu, se manteve ocupado.. Mas no final das contas... Quem tem alguém nesse mundo?

29.06.17

Inserida por ruth_escreve

⁠Egoísmo
Você olha pra pessoas amadas que conquistaram tão mais do que você e se sente orgulhoso. Mas quanto mais você olha mais inúteis e erradas parecem suas escolhas. Você se sente radiante e ao mesmo tempo totalmente no escuro.

Como pode existir um sentimento tão paradoxal?

Você sente que pode chorar de alegria por aquela pessoa. Mas também chorar de angústia por você. Ao mesmo tempo.

O sorriso de uma orelha a outra com a garganta apertada.
Um orgulho que não cabe no peito com um desgosto que também não.

Será que essa confusão é causada só pelo nosso egoísmo? Pela mania de sempre se comparar com outras pessoas?

Será que é impossível ser completamente altruísta e se deixar de lado sem aquele desejo de ter algo que não lhe pertence?

O ser humano é assustador. Sempre fico aterrorizada. Me sinto o pior dos seres. Sempre numa loucura de melhores e piores... Por que?

26.07.17

Inserida por ruth_escreve

⁠Nervoso

É ok se sentir ansioso, é o que dizem, no século das doenças psicossomáticas

É ok sentir algo no peito que parece que vai te consumir? Por que deveria ser ok?

Inserida por ruth_escreve

Camadas
⁠Nós somos nós, certo? Mas quantas versões nossas existem? Acho que só uma, divididas em várias camadas da nossa complexa personalidade e existência.

Nossa primeira camada é destinada a pessoas do dia a dia. Àqueles desconhecidos e semiconhecidos que você lança um sorriso ou um aceno na rua. Elas não conhecem sobre você mais do que seu rosto diz. Seu rosto pode dizer "feliz" e isso vai ser tudo o que elas sabem. Somos rodeadas desses relacionamentos superficiais que não fazem nos abrir nem sequer um pouco. Precisamos deles também, nem todos os relacionamentos tem que passar da superfície. Mas alguns passam.

Algumas pessoas conseguem passar da sua camada superficial e te conhecer um pouco mais fundo. Essas pessoas veem mais do que seu rosto diz, elas te decifram melhor do que isso. Elas sabem que por trás de um sorriso pode existir algo mais. Pra elas, cada gesto e palavra pode ser significativo.

O mesmo sorriso lançado a um conhecido no cotidiano que é traduzido simplesmente como um gesto de simpatia, pode ser traduzido por alguém que te conhece como um "tô precisando de você, vamos conversar?". Foi exatamente o mesmo sorriso, seu rosto contornou as mesmas curvas. Nada mudou, provavelmente, só quantas camadas essa pessoa consegue acessar em você.

Há pessoas que conseguem ir se aprofundando em você ao longo do tempo e as vezes isso exige paciência, calma... Mas, incrivelmente, nem sempre tempo é o fator mais importante. Algumas pessoas simplesmente tem o dom de chegar profundamente em você.

Devo admitir que isso não é assim tão comum. Afinal, por que abrir mão das suas camadas, que, de certa forma, são sua proteção, tão rapidamente? Mas algumas pessoas chegam na sua vida e você simplesmente baixa toda a guarda, abre livremente algumas camadas e deixa a pessoa conhecer sentimentos e pensamentos que estavam guardados em suas camadas mais secretas. E tudo bem, isso não te dá medo ou relutância, porque, em algum ponto, você aprendeu a amar essa pessoa mais do que parece verdade.

23.06.18

Inserida por ruth_escreve

⁠Existir. O que seria? Alguém já descobriu? Acho que não, e jamais alguém irá.

A existência é a própria definição de antítese. Como tudo que existe pode ser tão perfeito e tão imperfeito ao mesmo tempo?

Como a vida pode ser tão cheia de maravilhas e igualmente cheia de desagrados? Amigos e inimigos? Amor e ódio? Fartura e fome? Riqueza e pobreza?

Talvez seja por nossa causa, será que nós, humanos, estragamos tudo? Eu penso que sim, com toda nossa arrogância.

13.07.18

Inserida por ruth_escreve

⁠Distância
Segundo a ciência, a distância é basicamente um espaço existente entre um ponto e outro. Na teoria tudo parece bem simples e inofensivo, mas, na prática, pode ser bem complexo.

As vezes a distância é um sentimento. Nos sentimos distantes... Da vida. De nós mesmo. É uma sensação de não pertencimento, de ser você e ao mesmo tempo não ser. Talvez porque estamos distantes de quem queríamos ser e temos um longo caminho pela frente.

Apesar de incômoda, essa distância faz parte da existência, afinal, a vida depende da nossa constante caminhada, da busca por nós mesmos. Não é saudável ficar parado ou ser levado pela inércia para qualquer lugar."Qualquer lugar" é o hábitat natural de quem não sabe onde quer chegar.

Outras vezes a distância não é só um sentimento, é a separação física de dois corpos. Nesses últimos meses, descobri que essa é a mais injusta que existe. Como seria justo viver a quilômetros e mais quilômetros de alguém que se encaixa perfeitamente na sua vida?

Ser forçado a isso faz surgir no peito um abismo do tamanho do espaço que nos separa de pessoas especiais que tivemos que deixar. Esse abismo normalmente é preenchido de saudade.

A saudade traz vida à expressão "coração quebrado", pois parte ficou com outra pessoa. É doloroso. Mas, apesar de tudo, é bom lembrar que esse sentimento só maltada porque, em algum lugar do mundo, existe uma pessoa incrível que você ama e teve a sorte de conhecer.

25.07.18

Inserida por ruth_escreve

⁠Nostalgia
Passado é tudo o que ficou pra trás nas nossas vidas. Ele é o dono de todas nossas memórias, junto com suas sensações e sentimentos. É normal sentir falta de um pouco de passado no nosso presente.

Quando sentimos falta do que já passou, o passado pode emprestar ao presente uma lembrança ou outra e podemos reviver um momento dentro de nós.

Podemos ser inundados da mesma felicidade que sentimos enquanto tudo aquilo ainda era presente. Ou ser afogados pela tristeza de saber que nenhum desses momentos vão voltar. Não é algo voluntário, nem programado, simplesmente acontece.

São dias e dias. Dias que sentimos gratos por cada pequena lembrança. E Dias em que cada uma delas faz doer.

Espero um dia conseguir ser grata mesmo quando as lembranças doem.

05.08.18

Inserida por ruth_escreve

⁠Não entendo porquê meu coração insiste tanto nisso. Eu sei que deu no que tinha que dá, minha razão me diz que eu fiquei mais tempo do que deveria e que me machuquei mais do que merecia, então... Porque?

Eu realmente não entendo. Mas sei que dói, sempre. Dói pensar que eu quis tanto e ela não quis de volta. Dói lembrar que eu amo uma pessoa que ama outra. Dói saber que ela escolheria ele mil vezes.

13.05.2020

Inserida por ruth_escreve

⁠Não boa o bastante
“Você não fez nada de errado” -minha psicóloga disse pra mim, tentando me consolar enquanto as lágrimas caiam
Como eu explico que isso faz doer mais? Apesar de ter feito “tudo certo”… Apesar de ter dado meu melhor, as pessoas escolhem não estar comigo… O meu melhor não é bom suficiente?
“Você é incrível”…. mas não quero ficar com você
“A pessoa que te ter vai ter muita sorte”… mas eu não vou ser essa pessoa
“Teu futuro é incrível” … mas não quero estar nele
Sou sempre coberta de elogio, antes de um terrível MAS, que aperta meu peito e que me faz acreditar que me deixar é fácil…
Você me deixou e não derramou uma lágrima, enquanto eu passei dias secando as lágrimas no travesseiro…
Foi fácil para você me afastar. Foi fácil para você mentir pra mim. Foi fácil pra você deletar a nossa chance de futuro.
Eu sou assim tão sem importância para você?
Eu esperei… esperei uma mensagem, uma ligação…
Esperei que você se importasse por ter me magoado, pq se eu tivesse magoado você, eu me importaria.
Eu mandaria uma mensagem,
um áudio, um convite…
pra me redimir.
Para não te perder!
Mas tudo bem, eu entendi…
pra você, me perder foi fácil…
28 de março de 2024 às 03:16

Inserida por ruth_escreve