Rubens Netto
Cada profissão tem seus desafios, e o ponto de vista que devemos ter é que a pessoa que a exerce tem que sempre buscar sua própria liberdade dentro de suas circunstancias possiveis. A motivação vem dai, em voce tentar sempre buscar um novo ponto de vista que possibilite você por em prática o máximo possível suas habilidades. Visando ajudar sempre da melhor maneira possível as pessoas envolvidas no seu trabalho.
Em tempos modernos como os de hoje a informaçao nunca foi tao acessível como na historia da humanidade por isso pode se chegar a conclusão que a ignorância é uma escolha nossa.
Porém a ignorancia sobre nós mesmos não se mede apenas por conhecimento, e sim pela prática efetiva deste conhecimento. Este que é por natureza subjetivo e intuitivo. Assim é que chegamos aos domínios da sabedoria.
Muitas de minhas crenças limitantes na minha vida surgiram com minha ignorância da realidade, reforçada por um ego que quer controle, a exemplo que se algo como um desafio ou algo que não é de meu conhecimento apareça na minha vida, isto pode ameaçar o aparente controle que tenho sobre o mundo ao meu redor. Assim desenvolvo inconscientemente uma resposta em uma forma de crença, como por exemplo " a isto não é verdadeiro, isto não faz ninguem feliz, esta pessoa é na verdade estupida, alienada." Com isto preservo meu antigo padrão de pensamento, ignorando o fato e a realidade aparente.
E concerteza só tenho a perder agindo assim, visto porque cada ser humano é singular, por mais que soe estranho para meu ponto de vista talvez não seja estranho para ele e para os outros.
A prisão esta bem a nossa frente mas não somos capazes de vê-la, ela está conosco o tempo todo mas não somos capazes de percebê-la, ela pode ser resumida como inconsciência constante, e se torna presente com crenças e formas de pensamentos cultivados em nossa sociedade que por natureza são limitantes.
É um erro pensar que quanto mais idade temos mais sábios nos tornamos, a sabedoria está na atitude que você toma no presente em tornar o seu conhecimento em algo prático, que beneficie você como outras pessoas.
O que corrói nossa qualidade de vida é a falta de reflexão, com isto acontecimentos dos mais simples aos mais desagradáveis tomam espaço desproporcional em nossa mente durante o dia, não nos deixando viver o momento.
O que é ser humano? Ser Humano é a mistura do ser animal com o ser inteligente, é a grande dádiva de possuir um cérebro que pensa logicamente e gera pensamentos, que antecipa e relembra acontecimentos e que toma decisões guiadas para o seu bem estar.
Só que esta é apenas a superfície do ser humano, é sua natureza digamos que animal, porque sua verdeira essencia é medida por sentimentos nobres, não que os animais também não tenham sentimentos mas estes são as bases do discernimento que o ser humano usa para tomar as melhores decisões em seu caminho.
Sentimentos como empatia, compaixão, respeito, amor e gratidão se transformam em valores como humildade, dignidade, honra e por fim a felicidade. Digamos que estas qualidades estão mais internas, são da nossa alma de nossa essência e que clamam por serem realizadas em nossa existência. A busca da verdade é um ótimo caminho para alcançá-los, pois a verdade é um presente em forma de sentimento à quem ousa a buscá-la a todo custo.
A postura mental é que difere as pessoas quando as mesmas se deparam com um livro, a mente aberta e receptiva pode transformar em valor até o texto mais rude.
Tendo em mente o que queremos e onde queremos chegar a leitura se transforma. Fazendo com que o objetivo do autor em transmitir seu conhecimento se concretize.
Nossa mente tende a vaguear, temos a obrigação de dar a ela um rumo, senão seremos meros andarilhos sem direção, ou caminharemos junto a massa de perdidos no mundo.
A disciplina deve fazer parte de nossas vidas, mas sem que se torne algo ruim.
Nosso embate é com nós mesmos, sendo assim, a pessoa que não procura ajuda, tem de ser muito atenta, pois corre o risco de se frustrar no seu íntimo e assim agindo de forma irracional.