Rubens Martins
“Simplicidade de Viver”
Use o bom senso nos momentos difíceis que passares, com a certeza de que irá desfrutar e saborear a simplicidade de viver. Os dias passarão e no decorrer desta passagem terrestre, não deixes que as sensações de medo e insegurança servirem de pretexto de não encontrá-la.
Não permitas tu, que sentimentos de arrogância e intransigência ofusquem tua simplicidade de viver, ela que é uma virtude de teu Ser, sendo em verdade um dom de Deus.
Penses sempre numa vida simples, pois ela nada pede em troca, a fim de que não tenhas a necessidade de correr atrás de proteção e segurança. Não exijas a viver uma vida abandonada de simplicidade para que não tenhas que conquistar muito, a não ser o estritamente necessário.
Viver com simplicidade é um caminho certo e seguro com rumo à felicidade. Para solução dos dissabores que terás que enfrentar nesta vida, preocupa-te em estar na direção e no sentido de eliminar as ‘causas’ que os geraram, não percas tempo em julgar os ‘efeitos’.
Na simplicidade de viver busque aquela luz que tens dentro de ti, para que possas iluminar as pessoas e os lugares por onde andar. Este é um modo culto e inteligente de viver com amor no coração, portanto, não vivas cultura sem amor porque, serás luz fria que ilumina mas não aquece, ao invés, seja a chama que irradia luz iluminando com calor ao disseminar cultura com bondade.
Ao descobrir a simplicidade de viver estarás alimentando teu coração, fornecendo a ele ternura e compaixão, como quem alimenta com lenha uma fogueira.
Não percas de vista a simplicidade de viver, não apagando assim essa luz e o orgulho não te conduza à servidão de teus sentidos praticando com isso, atos de pobreza espiritual.
Com o espírito de simplicidade de viver poderás praticar obras com bondade desinteressada e, por mais humilde que seja, ela ganhará formosura e grandiosidade em tuas mãos.
Disciplines o teu íntimo para saber avaliar circunstâncias usando diferentes métodos de análise, sob a ótica de múltiplos aspectos, identificando os fatores que te conduzem ao sofrimento e os que levam à alegria. Uma vez identificados elimine os que conduzem ao sofrimento e salve os que te mostram o caminho à felicidade.
Através de simplicidade de viver transmitirás às pessoas, expressões de enlevo e prazer, ensinando-as se resguardarem dos sentimentos de desespero e em cambio cultivarem sentimentos de alegria por onde passares, tu sentirás os sabores da vitória e êxtase.
Procures saber qual o propósito da simplicidade de viver e descobrirás que o propósito de tua existência é a busca da felicidade, porém não cometas nessa busca atitudes egocêntricas ou, até mesmo ásperas, não te tornando com a hostilidade em uma pessoa infeliz.
Utiliza-te cuidadosamente do tempo, preparando-te sempre a perdoar, porque ao seres criativo, social e flexível estarás ampliando tua capacidade de suportar frustrações com maior tranqüilidade e dignidade.
Transformes tuas atitudes, realçando a disciplina interior, no que tange à forma de encarar e abordar a simplicidade de viver. Não te iludas nos momentos de alegria que a vida te proporciona como se a felicidade tivesse provinda do nada.
Observes o relacionamento que há entre a mente e teus sentimentos, entre a razão e o coração assim estarás mais próximo de si mesmo.
No estado de felicidade não percas a oportunidade de ajudar, de ser solícito, porque estarás contribuindo à manutenção desse estado interior, de transmitir bondade, de irradiar amor como uma chama irradiando calor.
Ao tomar consciência de tua mortalidade explore com intensidade tua espiritualidade, não deixes que tua felicidade seja temporária provinda de determinados acontecimentos externos de simples rotinas, mas sim de acontecimentos internos que venham da alma.
A felicidade deverá estar contida na sensação de satisfação do que somos e possuímos ao invés de estar contida no que queremos ter e imaginamos ser.
Não te prendas às tendências de fazer comparações para promoveres a sensação de felicidade, porque estarás em verdade promovendo frustração e sensações de inveja colaborando com isso a aumentar tua infelicidade, procure sim, ampliar a sensação de satisfação interior nesta tua frágil passagem pela vida, cambiando assim as perspectivas.
Vasculhas desorientado em busca da felicidade, experimente então, a sensação de insatisfação após numerar dezenas de coisas, simplesmente respondendo a pergunta:
“eu gostaria de ser…” e te empenhes a responder outra dezena de vezes, tais como:
“estou feliz por não ser…” a sensação de felicidade começará aflorar a teus sentimentos naturalmente.
A felicidade é uma sensação, um sentimento ou um estado de espírito possível de ser alcançado, porém não é fácil atingí-la, a não ser disciplinando-te à simplicidade de viver.
Determinastes a ti mesmo a perseguir trilhas que levem a conquistar a simplicidade de viver, portanto, não percas o rumo com atalhos. Não deixes que a satisfação pessoal temporária por riquezas materiais torne empecilhos ou, serão as únicas conquistas que terás pelo caminho, permitindo que o brilho de tua iluminação e espiritualidade se dissipe em trevas nesses senderos.
Procures a serenidade em tua mente para que maior seja tua harmonia na simplicidade de viver, adquirindo paz interior, promoverás assim o cultivo de sentimentos verdadeiros que auxiliarão a ti nessa caminhada rumo a felicidade.
Mergulhes no interior de teu Ser, como quem mergulha em águas profundas do oceano à busca de um peixe raro, busque o afeto e a compaixão que há dentro de ti, no fundo do teu coração como origem de sentimentos e de sensibilidade para moldares a serenidade tão necessária na obtenção da paz de espírito.
A vida anda para frente.
Oque passou é passado,
oque viveu é saudade.
E oque vem é esperança!
Viva o agora ame oque tem hoje, amanhã é a certeza do incerto!!
Me disseram para escrever uma reflexão,
Eu logo comecei
Em uma 4:00 da manhã de um dia ensolarado, Mas o Sol não amanheceu ainda como ser um dia ensolarado.
Sentado no banco de um ónibus, indo para o trabalho. Mas era sábado e eu nao trabalho de sabado. O cotidiano me atormentava....
Os loucos são muito espertos, eles conseguem fazer as coisas acontecerem de um jeito totalmente sem ética e sem mesmice. Com eles sempre a criatividade alegria e iniciativa!!
O mal dessa sociedade é pensar que todos somos iguais. A diferença de nossas crenças e etnias é o que os torna tudo tão magnífico um passarinho não nada como um peixe, da mesma forma que um peixe não voa como o passarinho.
E meu sentido de vida fica longe de coisas banais, disputas de ego ou prazeres fisicos. Gosto do místico e do que a ciência não consegue provar!!!
Queria dizer que esses tempo eu tive um aprendizado muito importante referente a escolhas.
Poderia dizer e usar todo um contexto com fatos e frases, e argumentos de grandes sábios. Mas vou ser simples e breve.
Quando estiver que fazer uma escolha em sua vida, deixe todo seu orgulho de lado e sua razão escute seu coração!!!
Eu parei de desejar oque não esta em meu alcance, devemos sim sonhar. Mas temos que ter o pé no chão, Aprendi que os fracassos que tive foi tudo culpa minha. De criar ilusões de sonhar fantasiar tudo. Hoje estou vivendo o agora, amando oque tenho. E tenho sim sonhos ainda, mas também estou sonhando com oque tenho!!
É preciso ter amor para dar amor. É preciso ser amigo para ter uma amizade. É preciso transmitir Paz para que possa ter Paz. A vida é uma grande Reciprocidade
Poderia colocar o poema de Clarice aqui. que ninguém é eu e ninguém é você, esta é a solidão.
E dizer que a solidão tomou conta da minha vida, mas ao mesmo tempo eu estaria mentindo para o meu próprio ser.. Pior ainda eu estaria desvalorizando as minhas companhias.
A que ponto eu estou só ?
Solidão é quando não temos ninguém ao nosso lado.
E o que estou sentindo na verdade é a sua ausência!!
Se você procura não sofrer na vida, acostuma-se a não ter nada. Tudo nos faz sofrer, a expectativa é o desejo do que ainda Não possui. É errado falar para Não criar expectativa. Quando pararmos de ter medo de sofrer, e começarmos a entender que o sofrimento e uma consequência das lutas que enfrentamos para conseguir o êxito. É ai que vamos dar conta que o sofrimento faz parte da caminhada para a virtude e assim saber que ele é faz parte do progresso!
Me sinto um grande escritor fumando qualquer tipo de tabaco e tomando um bom cálice de vinho. É incrível como fantasiamos a vida das pessoas quando não olhamos a caminhada e o esforços quê deram o resultado de grandes poesia e citaçoes..
Cuidado com a fantasias!!!
Acho que todo mundo tem que experimentar o amor próprio, mas não é só achar bonito, mostra-se para o mundo. se sentir especial amar quem você é o importante e sempre você mesmo. Não temos definições de beleza, a beleza é essa grande diferença que existe entre nós.
Eu deixo o tempo passar eu deixo a vida agir e nesse espaço de tempo no descontrole da açao da vida, eu me pego aprendendo a viver.