ROSALBA SARAIVA
Há sempre um instante na vida em que precisamos enfrentar aquele temido e aguardado momento, assumir que é chegada a hora, que é inadiável! Nunca estamos preparados, mas o ingresso está sempre na mão, a passagem está garantida e não existe banco ao lado. O destino é o interior. O seu interior. E o percurso é solitário. O tempo dessa viagem depende de cada um.
Salve seu próprio PARAÍSO , tudo e todos que fazem parte dele. Salve todos os dias, toda hora, a cada instante, pois salvar paraísos é um desafio constante, difícil, profundo.
"Atraímos nosso semelhante através de uma teia de bons sentimentos, amamos e libertamos porque acreditamos que o amor dá poder e nos torna livres, fortes. No entanto, sufocamos, massacramos, acabamos com o outro, porque depois que consideramos que a pessoa nos pertence por alguma convenção social ou vínculo afetivo, parece que precisamos transformá-la em outra e acabar com tudo que outrora ela possuía de bom e que nos fascinava. Assim, surge o fim das relações de amizade, casamentos, familiares, profissionais. "
(RSS. Trecho da crônica "Essência Humana")
"Se ficou com medo do futuro ser cancelado, respire, sorria, seja grato. Ressignifique-se, assuma a melhor versão de si mesmo. O que cancelaram foi aquela absurda normalidade, o que você era no passado, já não serve mais. Volte a abraçar e beijar sem medo, diga eu te amo e o quanto as pessoas são importantes para você. Compreendeu o sentido disso tudo? Então, o que está esperando? Pegue a sua vida de volta"
(RSS - 'Da crônica "Pegue sua vida de volta")
Carrego uma multidão de 'EUS' dentro de mim, eles são tão diferentes e imperfeitos, mas todos são apaixonados por ti!
'A gaveta da insegurança nunca fecha completamente e não aceita cadeados; mas fica na espreita, espiando, inflando...até que explode e espalha tudo para todos os lados, são tantos fragmentos que, às vezes, passamos a vida inteira correndo atrás deles'.
"Viver é apenas e tão somente um intervalo de tempo. E o tempo? Bem, o tempo é um DEUS, é de seus dedos divinos que escorre um delicioso e breve caldo chamado VIDA"
" Existe um tempo mágico entre dois seres, nesse espaço não cabe dúvida, não entra o medo, não existem planos, nem noção de quanto dura o presente, o que aconteceu no passado , muito menos, se haverá futuro. Esse tempo tem o nome de ENCANTAMENTO e dura até o instante exato em que as duas pessoas decidem interferir e chamar de AMOR. "
Todos os dias caminhamos para o começo do fim ou talvez para o final de tantos começos, por isso, faz-se necessário pisar em lugares e não em pessoas, dar passos leves , mas não incertos, cuidadosos, porém, firmes.
"Ao abrir os olhos, a cada dia, a cada manhã, respira profundamente...
Não esqueças que esse fôlego é a manifestação do CRIADOR dentro de ti e essa sensação é a mais pura e sagrada porção de VIDA ,que entra como bênção em tuas vias respiratórias ".
Às vezes, em momentos difíceis ou de reflexão, o ser humano busca saber a diferença entre VIVER e ESTAR VIVO, pois se alimenta de polêmicas, de incógnitas que, frequentemente só servem para gerar inseguranças e dores. E enquanto isso, a VIDA, detentora de todas as respostas, olha para a humanidade com certa apreensão, respondendo de forma discreta e silenciosamente, quase em um sussurro... mas ninguém ouve, ninguém vê, ninguém tem sensibilidade para interpretar os SINAIS.
"A paz que você procura desesperadamente em todos os lugares e até dentro de si mesmo, está em algum intervalo de vida, que sua ansiedade não permite enxergar."
O ano de 2021 é mitológico, novamente vamos mexer na Caixa de Pandora, mas desta vez, a esperança não ficará aprisionada; ela vai renascer das cinzas, como Fênix...
E voar sobre nossas cabeças com suas encantadoras asas de ampolas, desmascarando todo o mal e rasgando nossa pele com a substância mágica, o líquido sagrado da sobrevivência.
Sim, você afirma que quer ser feliz, no entanto, todos os dias, abre inconscientemente a porta da insegurança e serve café ao inimigo invisível , que está sentado na poltrona da sua descrença.
Ah! O intrigante universo das palavras!
Palavras silenciadas são apenas intocáveis pensamentos, escritas são registros, que podem ser acessados por muitas pessoas...
No entanto, existem as palavras pronunciadas, essas atingem uma dimensão e liberdade mais ampla.
Falar o que se pensa, o que se escreve, toca o outro, atinge os ouvidos , fere ou acalenta corações.
Sejamos sensíveis, o mundo está precisando de sussurros...
Putz. Deu pane no sistema. É muita tecla para clicar. Entramos em pause, é preciso deletar, resetar, reinicializar...
A humanidade bugou, desconfigurou geral. Problema operacional detectado.Chamaram o técnico e a conta ficou exorbitante , pois o diagnóstico apontou VERSÃO HUMANOIDE ULTRAPASSADA.
A saudade que mais dói é aquela compartilhada dia a dia, hora a hora, ao lado da pessoa que você escolheu para estar presente em sua vida, mas que se perdeu entre duras palavras, boletos, lacunas e labaredas de uma impiedosa realidade.
E lá vai a vida, correndo sem rumo, escorrendo pelas ruas, sumindo em uma esquina ou em todas, ora atravessando rapidamente um oceano, ora se afogando lentamente em um inofensivo córrego...
Todos os dias , a todo instante sagrado, é preciso celebrar a VIDA, dar boas-vindas, acolher, afagar e prestar as devidas homenagens a ela! Esses rituais são necessários para que a VIDA se convença da suprema importância que tem para nós e, sobretudo, para que nós também saibamos do tanto que precisamos fazer para merecê-la em sua plenitude!
E o DOMINGO veste seu confortável pijama de estrelas, boceja, tentando se ajeitar para adormecer. Começa por tomar seu espaço na cama, acarinhando levemente a SEGUNDA-FEIRA, para que ela termine de repousar com tranquilidade e dentro de algumas horas vá despertando com aquele sorriso branquinho, em uma clara manhã de outono, que nos convida a RECOMEÇAR!
A ESPERANÇA é atemporal, é um espaço para se visitar sempre, é um lugar para nunca se abandonar, é a casa que precisa virar lar dentro do coração da gente.
Eu quero muito celebrar a VIDA, respeitá-la em toda a sua essência e formas, enxergando o meu próximo, o sangue do meu sangue, bem como os tantos irmãos da caminhada existencial.
Quero abrir as janelas que me conectam com o mundo e enxergar lá fora os meus semelhantes, mas sobretudo, quero olhar o espelho da consciência e reconhecer em mim, o reflexo de um ser humano.
O que é a vida se não, esse movimento de chegar , ficar um pouquinho e partir? No entanto, o que importa mesmo é esse meio, esse intervalo de tempo entre o começo e o suposto fim, o que se faz, como se é e especialmente, a forma como enxergamos o outro. Desconfio que a delicadeza ao tocar a alma do próximo é o segredo para quem crê em um DEPOIS, em um RECOMEÇO...
É sábado e você não compreende o movimento infinito da vida. É noite já. É cedo para dormir, mas talvez demasiado tarde para despertar. Na verdade, por mais que se esbugalhe os olhos e mantenha a mente lúcida, as dúvidas se espreguiçam dentro da gente e há tantos DESPERTARES pedindo passagem, que chegamos a ouvir o bocejo deles entediados com a nossa lentidão.