Robespierre
Robespierre (1758-1794) foi um político e revolucionário francês. Líder do governo após a vitória da Revolução Francesa, implantou uma ditadura que caracterizou o período do Terror.
Robespierre nasceu em Arras, França, no dia 6 de maio de 1758. Com 12 anos foi para Paris, onde estudou filosofia e direito. Em 1779 foi um dos representantes do Terceiro Estado. Em 1981, estabeleceu-se como advogado em Arras, onde logo foi nomeado juiz.
Seu zelo extremado pelos ideais revolucionários e seu desinteresse material valeram-lhe o cognome de “incorruptível”. Com seu talento e ambição de poder tornou-se o chefe do clube revolucionário dos jacobinos em 1790. Foi eleito para a Convenção nacional e defendeu reformas radicais durante a elaboração da constituição de 1791.
Como membro do comitê de salvação pública foi o maior responsável pelo Terror e depois da execução de Danton e Desmoulins tornou-se um ditador. Começou a perder o apoio da população que passava privações. Foi denunciado como inimigo da liberdade, preso e guilhotinado na praça da Revolução, hoje praça da Concórdia, em Paris, no dia 28 de julho de 1794