ROBERTO FALCHI MARTINS citando outras fontes
Personalidade x Caráter
Personalidade é derivada da palavra latina persona, usada para identificar as máscaras utilizadas pelos autores teatrais na antiga Grécia.
Com o tempo, ela passou a ser descrita como a máscara que usamos para o mundo ver.
Somos uma combinação de vários estilos de personalidades, variando de extrovertido a introvertido, sociável a tímido, do agressivo ao passivo, etc..., formando-se em nós na infância. Digamos que seja uma forma de nos mostrarmos ao mundo, da maneira que queremos.
A personalidade é um conceito mais elusivo, depende muito da situação: lembre-se que persona significa máscara, e usamos diversas máscaras ao longo de nossa vida.
Já o caráter é uma palavra originada de um verbo grego que significa gravar. A firmeza moral de uma pessoa, portanto, é o sinal visível de sua natureza interior. É o que somos por baixo de nossa personalidade (máscara).
O caráter continua a se desenvolver ao longo da vida, são estas definições sobre as escolhas que fazemos, ou nossos comportamentos, e pode ser denominado de nossa maturidade moral.
Caráter é nossa força moral e ética, aquilo que guia nosso comportamento de acordo com os valores e princípios adequados – o que explica por que a liderança pode ser definida como ‘caráter em ação’. Os líderes procuram fazer a coisa certa.
Podemos dizer, resumindo, que caráter seja a soma de nossos vícios, hábitos e virtudes. Com o discernimento, podemos optar por fazer o bem e amar o bem.
A primeira coisa a ser procurada em qualquer tipo de líder ou líder em potencial é a força de caráter. Qualidades como honestidade, integridade, autodisciplina, aprendizado, confiabilidade e ética são essenciais na liderança.
Aristóteles escreveu sobre o assunto: “A virtude moral é uma conseqüência do hábito. Nós nos tornamos o que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura”.
Portanto, o caráter é formado pelas nossas escolhas, no dia-a-dia.
Chico Xavier disse: “Não é possível fazer um novo começo, mas qualquer um pode recomeçar agora e fazer um novo fim.” Ou seja, hoje é o melhor dia para decidirmos escolher a coisa certa.
Mudar requer determinação e comprometimento. E compensa, já que buscamos a excelência da liderança.
E se for para mudar, que seja para o bem, para a coisa certa, para as escolhas certas.