Roberto Carlos
Roberto Carlos Braga nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, no dia 19 de abril de 1941. Filho do relojoeiro Roberto Braga e da costureira Laura Moreira Braga, com seis anos foi atropelado por uma locomotiva a vapor resultando na amputação de parte de sua perna direita. Ingressou no Conservatório Musical de sua cidade. Com 9 anos apresentou-se pela primeira vez em um programa infantil da Rádio Cachoeira.
Com 12 anos mudou-se com a família para a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. No final da década de 50 gravou seu primeiro compacto. Em 1961 lanço o LP “Louco por Você”, mas o sucesso só veio em 1963, quando lançou o LP “Roberto Carlos”, com as músicas “Splish Splash” e “Parei na Contra Mão”, feitas em parceria com Erasmo Carlos. Em 1964 lançou “É Proibido Fumar”, quando o grande destaque foi a música “Calhambeque”.
Em 1965, já estava formado o movimento jovem que reunia música, comportamento e moda, a “Jovem Guarda”, quando predominava o estilo musical chamado “iê, iê, iê”, uma versão brasileira do rock. Nesse mesmo ano, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia passaram a apresentar o programa “Jovem Guarda” na TV Record, em São Paulo, que se tornou uma das principais atrações das tardes de domingo.
Os sucessos do “Rei” Roberto Carlos não pararam mais, vieram “Parei na Contramão”, “Quero Que Vá Tudo Pro Inferno”, “Querem Acabar Comigo”, “A Namoradinha de Um Amigo Meu”, “Eu Te Darei o Céu”, entre outras. Além dos discos e do programa na TV, em seguida vieram os filmes, entre eles: “Roberto Carlos em Ritmo de Aventuras” (1967), “Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa” (1970) e “Roberto Carlos a 300 km Por Hora” (1971).
Nos anos 70, com o declínio da Jovem Guarda, Roberto Carlos mudou seu estilo musical e passou a compor músicas românticas que fazem sucesso até hoje, entre elas: “Detalhes”, “Amada Amante”, “Como Vai Você”, “Emoções”, “Proposta”, “Falando Sério”, etc. Suas músicas continuam fazendo sucesso em todo o mundo, e desde 1974 o cantor realiza um show anual para a TV, apresentado na semana do Natal.