Roberto Campos
Roberto Campos nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, no dia 17 de abril de 1917. Formou-se em Teologia e Filosofia em Belo Horizonte, e Economia em Washington.
Aprovado no Itamarati foi nomeado cônsul para a embaixada do Brasil em Washington. Em 1944 secretariou a delegação brasileira na Conferência de Bretton Woods, que criou o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. Foi ainda embaixador em Washington e em Londres.
Roberto Campos foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), que ajudou a fundar. No governo de Juscelino, distinguiu-se no Conselho de Desenvolvimento, sendo responsável pelo Plano de Metas. Foi ministro do Planejamento, durante a presidência de Castelo Branco. Defensor do liberalismo econômico, Roberto Campos, foi um dos formuladores das políticas econômicas e sociais então instituídas.
Filiado ao Partido Democrático Social, foi senador por Mato Grosso, e deputado federal pelo R,io de Janeiro pelo Partido Progressista Reformador. Em 1999, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 9 de outubro de 2001.