Renato Russo
Renato Russo (1960-1996) foi um cantor e compositor brasileiro, fundador e vocalista da banda de rock Legião Urbana, que participou da efervescência do rock brasileiro com as músicas “Será” (1985), “Eduardo e Mônica” (1986), “Que País é Esse” (1987), “Pais e Filhos” (1989), entre outras.
Renato Russo nasceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de março de 1960. Filho de um funcionário do Banco do Brasil morou em Nova Iorque e em seguida, em Brasília.
Com 15 anos foi diagnosticado com uma doença óssea e depois de uma cirurgia para implante de pinos na bacia, passou seis meses na cama, tempo em que se dedicou a compor letras e músicas.
Ainda em recuperação, passou no vestibular de jornalismo no Centro de Ensino Universitário de Brasília. Com sum inglês fluente, Renato passou a lecionar na Cultura Inglesa. Com 18 anos revelou para sua mãe ser bissexual.
Carreira Musical
Em 1978, Renato Russo conheceu Fê Lemos e como ambos admiravam o punk rock americano iniciaram uma banda junto com André, filho do embaixador da África do Sul. Quando a banda começou a fazer sucesso, Renato e Fê brigaram e a banda se separou.
No final de 1982, Renato formou a banda Legião Urbana, junto com Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Guimarães. No mesmo ano Eduardo e Paulo deixam a banda e Dado Villa-Lobos assumiu a guitarra
Em 1985, com mais um integrante, Renato Rocha, a banda gravou seu primeiro disco. Foram sete discos em 11 anos de carreira. Entre os sucessos da banda destacam-se: Será, Eduardo e Mônica, Que País é Esse e Pais e Filhos.
Carreira solo
Em 1993, Renato Russo iniciou a carreira solo e no ano seguinte lançou “The Stonewall Celebration Concert”, cujo título é uma referência a um bar de Nova Iorque onde, em 1969, gays se rebelaram contra a ação da polícia.
Em 1995 lançou “Equilíbrio Distante”, interpretando canções italianas. Segundo Renato, o álbum foi feito em homenagem à sua família. Depois de sua morte, foi lançado "O Último Solo" (1997).
Doença e morte
Renato Russo era dependente de drogas e álcool e algumas vezes esteve internado em uma clínica de reabilitação na tentativa de largar o vício, Em 1989, Renato Russo foi diagnosticado com AIDS, adquirida através de um americano com quem se relacionou.
Renato Russo faleceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de outubro de 1996, em consequência de complicações decorrentes da AIDS.