Ralph Waldo Emerson
Ralph Waldo Emerson (1803-1882) foi um escritor, ensaísta e filósofo norte americano. Foi um dos fundadores do movimento chamado Transcendentalismo.
Ralph Waldo Emerson nasceu em Boston, nos Estados Unidos, no dia 25 de maio de 1803. Filho de reverendo da Igreja Unitária ficou órfão com oito anos de idade. Estudou no Harvard College, graduou-se em 1821 e trabalhou como professor. Em 1825 ingressou na Harvard Divinity School. Foi nomeado pastor sênior da Segunda Igreja Unitária de Boston, em 1829.
Por discordar de alguns rituais religiosos da Igreja, resolveu renunciar e viajou para Europa, onde passou um ano, entrando em contato com ilustres pensadores da época. De volta aos Estados Unidos, iniciou sua carreira de conferencista e escritor.
Em 1836, publicou “Nature”, seu primeiro livro onde revelou suas ideias sobre o sentido ideal da vida alcançado através da introspecção, onde podia abdicar de convenções pré-estabelecidas. Fez uma forte crítica à sociedade industrializada e massificada e pouco respeitadora da cultura e da individualidade do ser humano.
Criou um grupo que se reunia no Transcendental Club, e que defendia a mesma linha de pensamento, criando o movimento Transcendentalista. Dedicou grande parte de sua vida a realizar palestras, das quais publicou vários livros, entre eles, “The American Scholar” (1837), “Representative Men” (1850) e “The Conduct of Life” (1860).
Após um discurso realizado na Harvard Divinity Scool, no qual criticou o cristianismo por transformar Jesus em um “semideus”, foi acusado de ateu e de corromper os jovens com suas ideias. Faleceu em Concord, Massachusetts, nos Estados Unidos, no dia 27 de abril de 1882.