Rafael Mota
Solidão, solidão! Como posso descrever sobre ti, dando-lhe uma coerente definição? A solidão é semelhante um poço fundo, escuro, vazio e sem água. No desespero você procura pela água e não tem, em desespero pela sede cai dentro dele e morre na escuridão sem ser ajudado, socorrido por alguém.
Muitas pessoas reduzem Deus e seu soberano poder á um simples templo feito de tijolos, ou a uma cartilha de doutrina denominacional.
Tantas vezes procuramos por diversos meios afim de encontrar a felicidade, mas nos iludimos nessa procura. Porque muitas vezes procuramos de formas erradas, em coisas erradas, e em lugares errados. O único que nos proporciona a alegria verdadeira é aquele que é a fonte de toda alegria, Deus.
Um grande incêndio começa com uma pequena fagulha de fogo, que espalhada pelo vento torna-se em um grande incêndio que certamente causará grande destruição. A língua humana com seus comentários tendenciosos, maldosos, diabólicos é semelhante a uma fagulha de incêndio. No princípio é bem pequeno e inofensivo, mas quando espalhado pelos ventos da fofoca pode causar uma grande e irreversível destruição.
Enquanto o homem encontrar um bode expiatório para se justificar de seus erros, jamais se arrependerá verdadeiramente. Porque nunca terá sobre si próprio responsabilidade e o peso das consequências de seus atos.
. Quando eu muito falava em mudar minha maneira de ser, nunca mudava. Mas quando nada mais falei, mudei.
Um diamante tem um valor muito alto, e aqueles que tem um poder aquisitivo alto pode compra-lo. Uma amizade verdadeira é muito mais valiosa que um diamante. Porque uma amizade verdadeira não se compra com dinheiro, e sim, se conquista com dignidade, sinceridade e amor. E quando é conquistada com dignidade, sinceridade e amor, seu valor se torna inestimável.
. Somos seres dotados de racionalidade. Somos feitos e programados para usar nossas faculdades mentais, intelectuais para raciocinar e pensar. Embora todos seres humanos sejam racionais, parece que boa parte não sabe que são racionais. Porque eles não usam suas faculdades intelectuais, mentais para raciocinar, pensar e questionar. Porque todos nós sabemos que todo aquele que raciocina e pensa sempre questiona.
Infelizmente a mente da nossa geração está engessada, e por este motivo temos poucos questionadores em nossa geração. Simplesmente pelo fato de as pessoas não usarem sua racionalidade para pensar. Com muita amargura no coração afirmo: pessoas que não raciocinam, aceitam tudo que ouvem os outros dizer como verdade absoluta. E estão correndo o sério risco de serem enganadas. Muitos são enganados por inocência, mas outros, são enganados porque tem a mente preguiçosa para raciocinar, pensar e por esse motivo não questionam sobre aquilo que ouvem. Muitos preferem viver enganados e alienados por algum tipo de " sistema ", ´´dogma´´, ´´informação sensacionalista´´ e etc., em vez de colocar a mente para pensar, raciocinar e questionar sobre aquilo que estão lhes impondo.
Quero alerta-los que, alienadores amam quem não pensa, raciocina e questiona. Porque fácil é enganar, manipular tais pessoas. Agora aqueles que pensam, raciocinam e questionam para realmente descobrir a verdade, estão fadados a serem excluídos de certos grupos. Porque quem raciocina, pensa e questiona são as verdadeiras pedras no sapato dos salafrários que tem a má intenção de enganar.
A felicidade e alegria de um homem ou mulher, nem sempre está expresso em um sorriso, porque muitos sorri, mas poucos tem a verdadeira felicidade.
. Muitas pessoas estão ao seu lado, mas são poucas as que realmente estão com você. Estas muitas pessoas que estão ao seu lado, são aquelas que está com você apenas nos momentos que convém a elas, e que traz algum benefício em seu próprio favor. As poucas pessoas que estão com você, são aquelas que te apoia, ajuda e aconselha em todos os momentos da vida. Mesmo nos momentos que não convém a elas, e que lhes sejam desfavoráveis.
O verdadeiro homem sábio não é aquele que mostra aos outros seus conhecimentos de forma verbal. O verdadeiro homem sábio vive bem, utilizando seu conhecimento com sabedoria, isto é, praticando o bem, não mostrando a sabedoria com palavras mais com as atitudes.
Quando eu era mui jovem não entendia muitas coisas, e uma delas era sobre a sabedoria. Entendia que sabedoria era adquirir muito conhecimento, e por isso, desejei-a ardentemente. Mas quando amadureci, aprendi que sabedoria não é conhecer tudo, e sim, saber a forma correta de usar aquilo que conheço.
Quando somos imaturos e começamos a adquirir conhecimento, achamos que saberemos tudo e que nenhuma dúvida nos restará. Mas quando amadurecemos aprendemos que, quanto mais conhecimento temos, mais dúvidas em nossa mente teremos.
Quando somos meninos, agimos como meninos. Mas quando nos tornamos adultos, continuamos agindo como meninos. Porque quando éramos meninos, nossos pais freava muitas de nossas atitudes de menino, mas agora crescemos e a atitude de menino que não era possível de se realizar por estarmos sobre a custódia de nossos pais, hoje se realizam. Porque crescemos e nos tornamos donos dos nossos próprios atos, que muitas vezes são de menino.
Sempre buscamos por momentos prazerosos, e encontramos diversos meios para nos satisfazer, e utilizamos daquilo que nos traz maior prazer e satisfação. Mas infelizmente, aquilo que hoje nos traz enorme prazer e satisfação, pode ser futuramente o motivo da nossa maior ruína.
Aquilo que conquistamos sem empregar nenhum tipo de esforço para conquistar, pode ter certeza, que nada valerá.
Muitas vezes vivemos preocupados com a opinião dos outros ao nosso respeito. Vivemos tanto tempo preocupado com a opinião de terceiros que esquecemos de viver para nós mesmo.
Se realizarmos o bem em favor de um animal irracional, ele com certeza retribuirá a ajuda com carinho para com aquele a quem o ajudou. Se ajudarmos o ser humano "racional" por uma vida inteira, com certeza ele não retribuirá com carinho. Pois nem com duas simples palavras "muito obrigado" ele sabe retribuir a ajuda que recebeu.
Quando eu não pensava, agradável aos olhos de todos eu estava. Mas, quando comecei a pensar, detestável comecei a me tornar.
Muitas vezes vivemos confinados em um submundo fictício, que nós mesmo criamos. Pensamos ser esse submundo o nosso verdadeiro mundo e vivemos confinados nele, achando ser ele o nosso limite.
Mas quando olhamos para o horizonte, vemos que nosso mundo é muito mais além do que imaginamos. E percebemos que não existe limites para aquele que realmente quer viver algo novo e ser feliz.
Nos esforçamos para alcançar o reconhecimento do próximo, realizando o nosso melhor para isso. Porém, nos esforçamos em vão! Porque, para o próximo, apenas os seus esforços são válidos e dignos de reconhecimento, enquanto o nosso esforço não passa de um trapo sem valor.