Psicanalista Renata Godoy
Admitirmos e reconhecermos as nossas responsabilidades em determinadas situações e etapas de nossas vidas, não é uma tarefa fácil! É trabalhoso e até pode ou poderá ser muito doloroso, mas faz-se necessário essa viagem interpretativa, e a terapia psicanalitica conduz esse processo através das técnicas apropriadas para esse espaço libertador dos sintomas; claro que de forma gradativa. A fala aleatória do/a paciente é o fio condutor do/a psicanalista para contribuir com o/a mesmo/a sobre o autoconhecimento.
Assumirmos e compreendermos as nossas responsabilidades e consequências ocasionadas pelas nossas próprias decisões, nos conduz de maneira reflexiva ao entendimento de nossa autonomia e nos fortifica humildemente sobre a questão do nosso próprio autoconhecimento, e é de fato um conhecer interpretativo da nossa trajetória histórica subjetiva.
A vulnerabilidade social prejudica toda a contínua formação psíquica do indivíduo, pois é um fator que desencadeia o desequilíbrio das pulsões, aflorando com intensidade a pulsão de morte em cada membro familiar. É desgastante, estressante e traumatizante!
Estamos sempre aprendendo, crescendo e evoluindo. Não existem verdades absolutas, somos subjetivos e a sociedade é dinâmica, e transformadora. É salutar ter humildade e compreensão psicossocial.
A hipocrisia é como o "ácido hialurônico" que disfarça, rechaça e mascara as "rugas" das maldades existenciais do tempo!
Nossos problemas emocionais reprimidos pela nossa mente inconsciente , nos aprisiona ao ciclo vicioso da turbulência e da repetição aos fracassos.