Prof. Moacir Garcia Consultor Organizacional
Só depende de nós, buscarmos aprendizado em tudo que nos acontece, entender as lições que a Vida quer nos ensinar e seguir em frente; ousentar na beira da estrada, reclamar das pessoas, do trabalho, do mundo e mesmo assim, aguardar bons resultados futuros.O que deve nos trazer melhores sentimentos e energia para continuarmos em busca de nossos sonhos?
Meu objetivo é este: fazer as pessoas refletirem e com isso, plantar sementinhas boas que toquem a alma, pois a transformação verdadeira começa de dentro para fora.
Se não pudermos ser úteis às pessoas, nossa existência neste plano terreno será vazia. Deveríamos, sim, buscar fazer diferença na vida dos indivíduos que lidam conosco e, dessa forma, torná-los mais próximos de seus objetivos.
Cada novo amanhecer vivo(a) é uma oportunidade única para fazermos diferente, melhor que fizemos antes; para verificarmos o que deu certo e, diante disso, efetuarmos as correções necessárias que, de fato, nos aproximarão de nossos objetivos.
Dividir seus conhecimentos com pessoas que sabem menos que você não significa humilhação - para elas - nem arrogância, para quem possui algum conhecimento específico.
Por outro lado, se todos os indivíduos soubessem os mesmos assuntos, ou fossem bons em todas as disciplinas, o que seria do nosso mundo? Como diria Cortella: "um pouco mais do mesmo".
Nesse sentido, talvez esteja aí a necessidade de convivermos com pessoas que saibam menos que nós, para podermos ajudá-las; com pessoas de nosso nível de conhecimento, a fim de discuti-lo sob outros prismas.
E por fim, convivermos com aqueles que possam nos ensinar aquilo que não sabemos, pois assim todos crescem, tanto quem ensina quanto aqueles indivíduos abertos a novos aprendizados. Admitir que não sabemos algo não é vergonhoso, nem humilhação. Significa humildade.
Lembre-se: o que puxa o corpo é a cabeça. E se esta não estiver bem, raramente nos movemos em direção aos nossos objetivos.
Se você chegou até este ponto da sua história, então agradeça por isso. Muitos não tiveram a mesma sorte.
Que tal reclamar menos, agradecer mais, esperar menos das pessoas, sorrir mais, vivendo cada momento, o agora, como se fosse único?
Às vezes as lições nos chegam de forma tão surpreendente que temos de concordar com o filósofo Sócrates: "só sei que nada sei".
Por mais doloroso que seja, precisamos fazer o que precisa ser feito. Por mais triste que seja, precisamos recolher nossos "cacos" e tentar recomeçar mais forte, melhor e principalmente, aprendendo com nossos erros, a fim de não cometê-los novamente. Seguir em frente, crendo que somos merecedores, sim, de uma vida melhor, por nós e por aqueles que estão ao nosso redor. E lembre-se: "o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Salmos 30:5).