Paulo Protásio
Era um dia normal como outro
qualquer, fazíamos nossas atividades
rotineiras quando de repente ela
chegou, em silêncio abriu a porta,
olhando-nos nos olhos revelou um
semblante sofrido, sentou-se no sofá e
descansou, ao levantar-se foi de
encontro à geladeira, tomou uma
jarra e bebeu água, agia como se
fosse de casa. Num impulso de
coragem perguntei-lhe seu nome e o
que fazia em minha casa.
Serenamente ela respondeu em tom
agudo e rôco: Sou a Tristeza querido,
me sinto em casa pois de fato sou de
casa, não se preocupe, estou apenas
de passagem, não pretendo passar
muito tempo com vocês. Estou aqui a
pedido dEle, e antes que eu esqueça,
Ele mandou um abraço e disse que
geralmente as pessoas recebem minha
visita para poderem está prontas a
receber minha irmã Felicidade.
O amor não é egoísta, não se ama quando se prende, ou quando sufoca. O amor liberta de tudo isso e faz nascer do encontro de dois seres uma única essência.
Seja livre, não em aparências, não em palavras. Livre em atitudes, escolhas. Almeje a liberdade como se ela fosse o seu bem mais precioso, não desista dela até que por vontade própria se entregue.
Quando não conseguires mais ver o brilho das estrelas, levanta e desperta pois já é dia, a noite passou.
Todos criticam, todos apontam, todos discordam, todos modificariam alguma coisa. No final todos ficam insatisfeitos, todos reprovaram a sua vida. Todos assistiram com muita atenção a sua apresentação. O que fez de errado então? Devia ter tentado agradar um pouco mais? Ou será que ao invés de A teria que ter escolhido B? O que me entriga é o fato de todos discordarem do seu espetáculo. Seu modo de vida não agradou a ninguém? O que teria de ser feito no palco que chamasse a atenção deles?
A conclusão? Para obter um bom espetáculo o artista deve esquecer que existe plateia e a mesa de jurados. Deve dedicar sua apresentação a si mesmo. Em cada acerto terá orgulho, em cada erro, aprendizado.
Um dia
De tudo o que já vivi só aprendi uma coisa: Nada dura para sempre. Promessas nascem e morrem, amigos vem e vão, alegrias mal chegam e já estão partindo. O tempo está além do que podemos entender, só sabemos que ele não pára. Tudo acontece e tudo se vai, coisas boas acontecem e coisas ruins também. Sei que um dia lembrarei do hoje, e o hoje será passado. Confesso que tenho medo, medo de não me aprovar no futuro, medo de preferir o meu eu do passado. Nada é da mesma forma o tempo todo, até o mais sólido dos metais um dia sofre danos. O que nos aguarda no amanhã? Quias surpresas esse tempo nos reserva? Certo estou de apenas uma coisa: Um dia vai chegar o amanhã e querendo ou não temos de estar prontos para ele. Devemos vivê-lo com garra até que se torne apenas uma "boa lembrança". Um dia o amanhã chega, o hoje se torna ontem, e você, você ganha uma outra oportunidade do senhor tempo. Nada será eterno, mas nós temos a chance de repetir aquilo que nos agrada. Só não devemos desonrar nossa condição de ser vivente vivendo de maneira como se estivéssemos mortos.
Era tarde da noite, eu precisava ouvi-la, precisava me despedir, tentei ligar mas não conseguia, foi então que despertei e pude perceber que se tratava de um sonho. Até hoje penso naquela noite, naquele desespero. Certo estou que nunca estarei pronto para deixá-la, muito menos perdê-la.
Nunca fui tão feliz como sou hoje ao seu lado. Logo eu que nem acreditava em amor, sempre o via como uma fase de loucura que todos passavam, eu que raramente o via nas pessoas. Justamente eu, eu que sempre o evitei, talvez por medo, vergonha ou até mesmo receio. Foi engraçado, pois aconteceu no momento mais oportuno, no apse da minha solidão. No exato momento em que precisei ele veio. Talvez ele seja assim mesmo: Vem somente no momento em que precisamos dele. E quando é que não precisamos dele? Sei que eu corrir, corrir o máximo que pudia correr, no mais profundo abismo me escondi, mas foi exatamente lá, bem lá no fundo que o amor estava. A verdade é que eu acreditava está fugindo do amor quando na verdade eu o perseguia de forma desesperada. E então eu o encontrei, o tão conhecido e tão pouco vivenciado Amor. Na verdade eu não o encontrei, Ele me encontrou, e hoje estou aqui para dizer-te, fugir não é a solução, dele ninguém escapa, o que se tem a fazer é esperar ancioso por ele.
Não te pedi para que ficasse, mas naquele momento era tudo o que eu mais queria e também o que eu mais precisava.
Não sei se estou pedindo muito, mas por favor não vá. Fique aqui comigo. Sei que nunca mereci sua companhia, mas sei que é dela que eu mais preciso. Te fazer sofrer nunca foi uma escolha minha, mas é como dizem: Se entre dois apenas um amar, esse será justamente o que mais sofrerá. Reconheço que nada do que fizer será suficiente para recompensá-la, mas te afirmo que ficarei pior sem você aqui. É egoísmo eu sei, mas é a verdade. Peço que não vá, mas se for, leve consigo o melhor possível de mim, não suportaria ser a tristeza infindável de alguém.
Nem todos os que estão perto estão
juntos, assim como nem todos os que
estão distante estão separados.
Só escolha esperar por alguém quando conseguires provar a si mesmo que esse alguém valha a pena ser esperado.
Idiotice é uma fase que todos nós passamos, alguns passam rápido por ela, outros demoram algum tempo, já outros nascem, crescem, se reproduzem e morrem nela.
Solidão
Para alguns representa medo;
Para outros futuro tenebroso;
Alguns a tem como Final de tudo.
Para mim não passa de um abrigo, pra onde eu corro quando estou com medo.
As pessoas mudam, de um jeito ou de outro, sempre mudam. Venero as que mudam para agradar a si mesmo. Desacredito das que mudam para satisfazer alguém. Mudam quando tem um bom motivo, mudam quando estão acuadas, mudam quando estão distantes demais, mudam quando estão perto demais. Mudam as vezes por nada, mudam as vezes por tudo.
Mudam por querer conhecer novas opções, mudam apenas para se isolar, mudam para se proteger ou para atacar. As pessoas são esquisitas, estão sempre em mudança, em constante mudança.
Refletindo sobre mudanças percebe-se que a sempre um motivo, um bom motivo, um mau motivo, um motivo mais ou menos, o que me leva a afirmar que cada mudança deve ser respeitada ao máximo, pois cada uma delas é baseada em motivos que não nos dizem respeito.