Paulo Briguet

Encontrados 2 pensamentos de Paulo Briguet

O grande problema em escolher a verdade é que ela não traz quase nenhuma vantagem imediata; os que a escolhem são chamados de loucos, traidores, intolerantes e outros nomes menos publicáveis. A verdade é dolorosa, implacável e exigente; não ameniza a vida de ninguém; escolhê-la é sofrê-la. O salário da verdade é a solidão. Seu símbolo máximo e universal é Jesus Cristo abandonado por todos e pregado numa cruz.

O caminho da verdade passa pelo sentimento de solidão. Quando você descobre um aspecto da realidade utilizando a sua inteligência e a sua memória, segue-se uma quase insuportável sensação de isolamento. É como se, naquele momento, você fosse uma ilha separada do restante da humanidade. Mas, apesar da angústia de estar só, há no fundo um sentimento libertador: o sentimento de que você parou de mentir para si mesmo. Contemplamos as grandes verdades da vida quando estamos absolutamente sós — tendo apenas Deus por testemunha.

Além da solidão, a verdade tem outra característica importante: ela é antiga. Só pode ser chamada de 'nova' na medida em que surpreende e escandaliza a arrogância dos homens ('Eis que faço novas todas as coisas'). Tudo que é verdadeiro já foi testado ao longo do tempo por inúmeras gerações e sociedades. Alguns dizem que a verdade é conservadora; e estão certos. Deve ser por isso que o mundo insiste tanto em impor as novidades, as opiniões modernas, as revoluções comportamentais, as modas ideológicas e os 'avanços' que, no fundo, são apenas uma forma de destruir aquilo que é mais valioso dentro de nós: o sentido da vida."

Inserida por LEandRO_ALissON

Socialismo é quando uma elite pode cometer todo crime sem sofrer nenhum castigo; e quando o povo sofre todo castigo, sem cometer nenhum crime.

Inserida por LEandRO_ALissON