Paramahansa Yogananda
Paramahansa Yogananda nasceu com o nome Mukunda Lal Ghosh, em Gorakhpur, Índia, no dia 05 de janeiro de 1893. Ainda criança, sua espiritualidade já era reconhecida por todos ao seu redor. Era capaz de recordar suas vidas passadas. Durante a juventude procurou muitos sábios da Índia para lhe orientar na busca de um mestre que iria guiá-lo em sua busca espiritual.
Quando estava com 17 anos teve um encontro com Swami Sir Yukteswar e sua busca cessou. Durante os 10 anos seguintes recebeu disciplina rígida enquanto adquiria experiências da realidade do espírito. Em 1915, depois de sua formatura na Universidade de Calcutá, fez seus votos formais como monge da Ordem Monástica dos Swami, ocasião em que recebeu o nome de Yogananda, que significa bem-aventurança.
Em 1917, fundou a “Escola Viva”, que se transformou numa instituição formada de vinte e um estabelecimentos educacionais espalhados pela Índia, onde as tradicionais matérias curriculares eram ministradas junto com o treinamento em yoga e instruções sobre ideias espirituais.
Em 1920, foi convidado a representar a Índia no Congresso Internacional dos Liberais Religiosos, realizado em Boston. Suas palestras realizadas na conferência e na Costa Leste dos Estados Unidos foram muito bem acolhidas. Nesse mesmo ano, estabeleceu na cidade de Los Angeles, a Sede Internacional da Self-Realization Fillowship.
Em 1924, ele partiu em uma turnê para realizar conferências em todo o continente. Durante trinta anos, contribuiu para se criar no Ocidente uma maior apreciação da sabedoria espiritual do Ocidente. Em 1946 publicou "Autobiografia de um yogue". Paramahansa Yogananda faleceu em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, no dia 7 de março de 1952.