Oswaldo Cruz
Oswaldo Cruz (1872-1917) foi um médico brasileiro. Sanitarista, bacteriologista e epidemiologista, Oswaldo Cruz foi o responsável pela erradicação da febre amarela, da varíola e da peste bubônica.
Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em São Luiz de Paraitinga, São Paulo, no dia 5 de agosto de 1872. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1892. Instala um laboratório próprio e integra o corpo médico da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Em 1896, em busca de se aperfeiçoar, foi para Paris estagiar no Instituto Pasteur, sob a direção de Émile Roux. Regressou ao Brasil em 1899 e indicado por Roux, foi convidado para organizar um laboratório destinado a preparar a vacina contra a peste bubônica que assolava Santos e outras cidades portuárias.
Em 1902 assume a direção do Instituto Soroterápico. Em 1903 é nomeado diretor-geral da Saúde Pública. Dedicou-se ao combate da febre amarela que assolava o Rio de Janeiro. Inicia rigorosa campanha de combate ao mal, com isolamento dos doentes e o combate aos focos do mosquito. Mesmo encontrando opositores, pouco a pouco a febre amarela deixou de ser um problema e com a crescente redução dos casos em três anos a febre amarela estava debelada.
Outra infecção que assolava o Rio de Janeiro era a varíola. Oswaldo Cruz sabia que a única defesa era a vacinação em massa como vinha sendo feito em vários países europeus. Em 1904 começou a vacinação obrigatória, que sofreu cerrada oposição e tomou conta dos jornais cariocas causando tumultos nas ruas do Rio de Janeiro. Mesmo com a revolta da população, a campanha continuou e finalmente os casos de varíola foram diminuindo.
Em 1907, o Instituto Soroterápico passa a se chamar Instituto Oswaldo Cruz. Por seus esforços, Oswaldo Cruz teve o reconhecimento internacional. Em 1907, recebeu a medalha de ouro no XIV Congresso Internacional de Higiene e Demografia na Alemanha. Autor de cerca de cinquenta títulos científicos, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, passando a ocupar a cadeira n.º 5. Faleceu em Petrópolis, Rio de Janeiro, no dia 11 de fevereiro de 1917.