Oséias Gulart - Filósofo
Enquanto vivos, os indivíduos são medidos pelos seus defeitos. Após a morte são exaltados pelas suas virtudes.
Quando um governante pensa que está acima dos governados, ele sobrevoa a inundação de helicóptero. Se houvesse a consciência de que o governante é um servidor público, ele andaria pela inundação de barco.
Todo sistema corrompido é alimentado pelo ódio, pois manipula-se as pessoas a escolherem um lado, na medida que devem odiar o lado oposto, com a finalidade de não se unirem para enfrentar o próprio sistema. E sob a sorrateira ilusão de que nosso lado está certo, a corrupção permanece invencível.
Uma nação estar dividida em questão de valores, não exime o estado de cumprir sua obrigação de garantir os direitos constitucionais de igualdade e liberdade aos seus cidadãos.
No universo acadêmico, o diploma jamais poderá ser considerado o objetivo final, mas o início de uma jornada de constante aperfeiçoamento.
Mundo distópico, onde corruptos com posses são tratados com honra, mas o trabalhador honrado é tratado como corrupto; onde homens perversos são coroados como reis e tiranos são chamados de vossas excelências, mas os verdadeiros heróis e benfeitores são mortos e esquecidos; onde valoriza-se mais a quantidade das coisas, quando o real valor está na qualidade; onde a aparência é mais estimada do que o caráter.
Mas, incongruentemente questiona-se a Deus o porquê de tantas injustiças.
Quanto mais envolvimento existir num determinado contexto social, maior será o domínio e a persuasão dos padrões coletivos sobre cada pessoa. Até o ponto em que todos estejam devidamente padronizados, seja em ações ou em pensamentos.
Comportamentos por imitação é o principal método para um indivíduo abstrair-se de sua própria mente, em detrimento de um adestramento massivo que ocorre pela condição de melhor aceitação nas respectivas tribos sociais.
Possuímos dois tipos de essência:
A individual, que é formada pelas vocações e pelas memórias de cada indivíduo, e a coletiva, que são os valores, os quais são imanentes em todo o ser humano. Razão pela qual é unânime entre as pessoas identificarem gestos nobres, ainda que não sejam diretamente praticados.
A Ideia de achar que um teste padronizado seja capaz de medir algo tão múltiplo e complexo, que é a inteligência, é a medida do quanto falta para a compreensão de que há coisas que não podem ser reduzidas a mera quantificação.
Muitas vezes o tempo não é um obstáculo, mas sim o pretexto ideal, pois sendo ele um medidor de prioridades, achar-se-á tempo para aquilo que é considerado mais importante.
O casamento não se trata de ser feliz, tampouco apenas para fazer a outra pessoa feliz, mas principalmente de estar ao lado em momentos de tristeza, pois é na dor que o amor reverbera.
A mendicância digital consiste em exaustivos pedidos dos criadores de conteúdo por likes e inscrições.
A filosofia é a mãe de todas as ciências, precursora do conhecimento humano,
que nasceu na alma do primeiro curioso que atreveu-se a questionar.
Não é que o tempo esteja passando mais rapidamente, são os indivíduos que estão cada vez mais buscando distrair a mente, ao invés de estimulá-la.
O desperdício de tempo com coisas nada produtivas causa a percepção de aceleramento.
A comparação jamais resolverá o problema do descontentamento porque ela é justamente o que causa. A gratidão só é possível quando há uma disruptura com qualquer parâmetro que seja alheio ao próprio sujeito.
Muitas Constituições enaltecem a equidade, a liberdade e a igualdade, mas para o povo ficar satisfeito é preciso apenas três coisas: comida, segurança e entretenimento.
Confunde-se o prazer com a felicidade porque o ser humano é viciado em sensações, mas a felicidade na forma mais profunda é uma ausência delas. Razão pela qual muitos só a descobrem quando é perdida.