Oséias Gulart
A razão da existência humana consiste em aprender para evoluir, e a energia para este propósito depende de nossas ações.
O verdadeiro conhecimento não é criado apenas descoberto, não possui idade tampouco dono, pode ser acessado em qualquer lugar no espaço e tempo.
Uma grande amostra da sádica natureza humana ocorre quando encontra-se conforto diante da desgraça alheia.
Muitos homens podem proporcionar prazer à uma mulher,mas apenas um irá faze-la transcender a satisfação física.
A solidão é uma desgraça para quem possui vazio interior,mas uma dádiva para o que busca autoconhecimento.
Um grave erro que a humanidade comete consiste em uma alucinante busca externa,quando a maior parte do que precisamos encontramos dentro de nós mesmos.
A teoria de uma evolução torna-se obsoleta na medida em que seres humanos retrocedem ao nível de selvagens.
Pessoas más se arrependem do mal que não praticaram. Pessoas boas se arrependem do bem que deixaram de fazer.
Desejar fazer coisas mirabolantes que estão fora do nosso alcance é apenas um pretexto que damos a nossa consciência por não fazermos aquilo que está ao nosso alcance.
Percebi que as pessoas tem pressa de chegar a lugar algum e gastam muito tempo e energia com coisa alguma. Não há demasiada importância aquilo que não se agrega valores.
A boa instrução faz as mulheres almejarem um príncipe encantado,o problema é desejar um príncipe mas não ser princesa.
Seres humanos tendem a aprender apenas com o sofrimento,a valorizar apenas o que se obtém com o próprio esforço.
O individualismo é a premissa do egoismo,a individualidade é a premissa da autodescoberta e do desenvolvimento pessoal.
Tudo que é atemporal não se submete as leis do tempo, portanto, são infinitas, e tudo que for infinito não se entende com a razão e não se explica com o intelecto.
Muitas crenças não são estabelecidas por uma compreensão da realidade,mas por uma necessidade de tornar real algo que seja convenientemente favorável.
Seres humanos atuam tão dedicadamente para aparentar ser o que não são,que os próprios acabam acreditando naquilo que fingem ser.
A superficialidade é extremamente comum. O que torna uma pessoa especial são suas peculiaridades. Quanto mais incomum for o indivíduo, mais profunda será sua personalidade.
Uma verdade para ser absoluta, precisa ser coerente com a tríade do conhecimento; a ciência, a filosofia e a teologia.
O supersticioso se prende na ilusão que um gesto á capaz de anular todas as ações anteriores.Por ignorância acreditam que podem transformar efeitos em causa.
O ser humano só é livre quando não se torna escravo da ostentação, do consumismo e da estética. Buscar aquilo que lhe agrade ao invés de buscar o que agrada os outros é a forma mais autêntica de viver.