Orson Welles
Orson Welles nasceu em Kenosha, Wisconsin, Estados Unidos, no dia 6 de maio de 1915. Com 16 anos começou a atuar no teatro experimental. Com 19 anos fez sua estreia na Broadway, na montagem de Romeu e Julieta. Logo se tornou amigo e colaborador do diretor e produtor John Houseman, que o levou para participar do New York Federal Theatre Project. Estreou na montagem, produção e direção da peça Macbeth, de Shakespeare, encenada no Harlem. Dessa parceria nasceu a companhia Mercury Theatre, que realizou diversos projetos, entre eles, “Júlio César”, onde Welles interpretou “Brutus”.
Em 1938, em sua carreira no rádio, ao dramatizar o texto “A Guerra dos Mundos”, um clássico da ficção de H. G. Wells, em que marcianos haviam invadido a Terra e estavam em New Jersey, causou pânico entre as pessoas que começaram a fugir de suas casas. Sua interpretação foi tão realista que Welles fechou um contrato milionário com Hollywood para fazer dois filmes, com liberdade para dirigir e atuar.
Sua estreia no cinema foi em 1941, com “Citizen Kane” (Cidadão Kane), que escreveu, produziu, dirigiu e atuou. A obra se tornou um clássico do cinema e o colocou entre os melhores diretores da época. Welles foi acusado de ter feito o roteiro baseado na vida de William Randolph, um decadente magnata das comunicações nos Estados Unidos, que encabeçou uma campanha para a destruição dos negativos de todas as cópias do filme. Mas em 1942, o filme recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original.
Sua filmografia, como diretor e ator, reúne diversos filmes, entre eles, “Soberba” (1942), “A Dama de Shangai” (1947), "Macbeth" (1948), “O Terceiro Homem” (1949), “Othello” (1952), “A Marca da Maldade” (1958) e “Processo” (1962). Em 1970, Welles recebeu o Oscar Honorário pelo Conjunto da Obra. Faleceu em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, no dia 10 de outubro de 1985.