Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho (Olavo Luiz Pimentel de Carvalho) nasceu em Campinas, São Paulo, no dia 29 de abril de 1947. Com um ano e meio mudou-se, com a família, para São Paulo. Começou a trabalhar na imprensa, com 18 anos, na Empresa Folha da Manhã S/A. Foi repórter, redator e copydesk. Foi também setorista credenciado no Palácio do Governo.
Estudou Filosofia, Psicologia e Religiões Comparadas. Após receber o Registro de Jornalista Profissional, por tempo de serviço e de acordo com a legislação em vigor, abandonou temporariamente os estudos universitários. Apesar de já ter apresentado dois trabalhos de conclusão do curso de Filosofia: “Estrutura e Sentido da Enciclopédia das Ciências Filosóficas de Mário Ferreira dos Santos” e “Leitura Analítica da ‘Crise da Filosofia Ocidental’ de Vladimir Soloviev”, não chegou a graduar-se por causa da extinção do curso em consequência da morte do criador e diretor do curso.
Em 2002, lançou o site de notícias “Mídia Sem Máscara”. A partir de 2004 começou a apresentar um programa de televisão com o mesmo nome do site, em dois canais de TV a cabo. Morava nos Estados Unidos desde 2005.
Olavo de Carvalho publicou diversas obras, entre elas: “O Jardim das aflições: de Epicuro à Ressurreição de Cesar – Ensaio sobre o Materialismo e a Religião Civil” (2000), “A Filosofia e Seu Inverso: & Outros Estudos” (2013), “O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser um Idiota” (2013).
Faleceu em janeiro de 2022, com 74 anos.