Norma Baker e Josh Baker
Ah se você fosse como FULANO OU CICLANO
Comparar os filhos é o mesmo que comparar os dedos da mão: saem todos do mesmo lugar, mas cada um de um jeito.
A maioria dis pais acham que, ao comparar o filho a alguém que se destaca, estão encorajando seu descendente a melhorar seu comportamento ou desempenho no intuito de fazer o melhor por e para seus filhos!
O grande problema da comparação, é que ela pode trazer prejuízos para o desenvolvimento da autoestima, principalmente se o filho ou filha sofre comparações por toda sua vida seja com um irmão ou um primo ou prima , um desconhecido e admirado pelos pais , sobretudo se os pais não observam o mal que estão cultivando.
A comparação dificultar prejudica o autoconhecimento, porque a criança/ adolescente ou o filho adulto pode passar a querer ser o outro, a quem está sendo comparado e então este filho não consegue se ver como pessoa, ou pode afastar-se dos pais por entender que a comparação é uma chamada de atenção e um julgamento injusto sobretudo na fase adulta , quando não sendo criança temos outras responsabilidades , casamento , trabalho enfim…
Comparar os filhos invariavelmente pode trazer desarmonia para a família e criar sérios problemas entre irmãos.
E veja que interessante o quão importante é não compararmos os filhos enquanto pais, pois seremos nós, os pais responsáveis pelas condutas decorrentes dessa comparação !
Parafraseando o querido professor e filósofo contemporâneo Clovis de Barros filho :
Comparar pode até ser uma coisa boa, quando alguém admira o outro e deseja melhorar suas atitudes para parecer com ele.
Assim, no geral, é uma prática arriscada, porque pode resultar em decepção, tristeza ou até arrogância, nos casos em que os pais exercem a comparação com o intuito de menosprezar o filho ou filha !
E isto porque toda criança , adolescente ou adulto quer ser amado pelos pais e teme perder o amor destes.
Certamente comparação entre os irmãos não proporciona o aconchego sequer o amor mas sim estimula a rivalidade, fomenta e amplia a competição. Além disso, frusta as filhas ou filhos comparados, ressalto , quer seja a outro filho ou a alguém que não dá família , porque ela não consegue ser aquilo que pensa que os pais querem dela, mas também não consegue descobrir quem ela é.
Refletindo e fazendo a lição de casa , concluímos que jamais devemos comparar um filho com alguém bem sucedido ou que tenha uma conduta que almeje seu filho tenha.
Pois bem, então como lidar com isso , tanto na juventude dos pequenos ou se você ,filha ou filho já chegaram a idade adulta e também são pais ou mães, e você é aquele pai ou mãe que já chegou a idade avançada e ainda pratica a comparação ?
Tenho observado algumas condutas assertivas , por exemplo: alguns pais percebam que os filhos são únicos, por isso, apresentam suas individualidades. Comparar um com o outro não traz vantagem para ninguém, pelo contrário, pode até trazer prejuízos;
S empatia dos pais é fundamental, adotando condutas de se colocar no lugar dos filhos e se questionar: "será que eu gostaria de ser comparado?".
A resposta será negativa pois ninguém gosta de ser comparado, nem adultos, nem crianças. Por isso, evite comparações com os demais filhos os com os colegas da escola
E preciso entender e enxergar que cada filho tem sua habilidade, assim como seu defeito. Por isso, valorize as habilidades que cada filho tem. Faça isso com todos ao mesmo tempo, destacando os pontos fortes de cada um. Isto evita o ciúme e o sentimento de comparação;
Mais do que parabenizar resultados positivos, valorize os esforços de cada um. Assim, com o resultado bom ou ruim, seus filhos vão se sentir acolhidos e incentivados a continuar;
Muitas vezes, os pais colocam suas expectativas sobre os filhos. Quando um atende e outro não, ocorrem as comparações. Não coloque suas expectativas nos filhos, não cobre deles aquilo que você não gostaria que tivesse acontecido com você. Estimule-os para que cada um crie seus próprios sonhos.
Permita que seu filho sinta ser amando por você psi ou mãe .
______________________Josh Willie Baker ( primo por parte de Pai de Norma Baker escritora norte americana ).