Biografia de Noel Rosa

Noel Rosa

Noel Rosa nasceu no Rio de Janeiro, no bairro de Vila Isabel, no dia 11 de dezembro de 1910. Foi aluno do Colégio São Bento, e desde cedo aprendeu a tocar violão e bandolim. Iniciou o curso de Medicina, porém sem concluí-lo.

Envolvido com a música e a boemia, formou o conjunto “Bando de Tangarás”, junto com os músicos, Almirante, Braguinha, Alvinho e Henrique Brito. Em 1920 escreveu suas primeiras composições, “Minha Viola” e “Festa no Céu”, mas foi em 1930, que alcançou seu primeiro sucesso com o samba “Com que Roupa”.

Noel Rosa compôs mais de 300 músicas em apenas oito anos de atividades. Entre suas composições encontram-se sambas e marchinhas, com destaque para “Fita Amarela”, “Feitiço da Vila”, “Jura”, “Conversa de Botequim” e “Feitio de Oração”.

Em 1934 casa-se com Lindaura, uma moça da sociedade, mas continuou levando uma vida boêmia nos cabarés do bairro da Lapa. Contaminado pela tuberculose, viajou para Belo Horizonte para tratamento da saúde. De volta ao Rio de Janeiro continuou levando a mesma vida boêmia, vindo a falecer no dia 4 de maio de 1937, com apenas 26 anos de idade.

Acervo: 16 frases e pensamentos de Noel Rosa.

Frases e Pensamentos de Noel Rosa

Quanto a você, da aristocracia,
Que tem dinheiro, mas não compra alegria,
Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente
Que cultiva hipocrisia.

Noel Rosa
Filosofia

Perto de você me calo, tudo penso e nada falo.

O que eu falo é bem pensado. Não receio escaramuça. E que aceite a carapuça quem se sente melindrado.

Pobre de quem já sofreu nesse mundo
A dor de um amor profundo
Eu vivo bem sem amar a ninguém
Ser infeliz é sofrer por alguém

Noel Rosa
Quem Ri Melhor

Quem me fez chorar
Hoje chora por mim
Quem ri melhor é quem ri no fim.

Noel Rosa
Quem Ri Melhor