Nikolai Gogol
Nikolay Vasilievich Gogol nasceu em Sorochintsi, próximo à Poltava, durante o império russo, na região da atual Ucrânia, no dia 20 de março de 1809. Filho de pequenos proprietários de terra passou sua infância no campo. Em 1821 foi estudar na província de Nizhin e desde cedo desejava escrever textos para o teatro.
Com 19 anos mudou-se para São Petersburgo, onde encontrou um modesto emprego num escritório ministerial. Nessa época, conheceu Alexandre Púchkin, o maior escritor russo da época, de quem recebe grande influência.
Entre 1831 e 1835 publicou diversas novelas. Em 1836, a peça “O inspetor Geral” alcança o sucesso. Em 1837 escreve sua obra mais importante “Almas Mortas”. A obra é uma sátira sobre a conturbada Rússia da época e o seu amor pelo país.
Satirista com um pendor ímpar para o absurdo cotidiano e requintado observador da vida social russa soube traduzir como ninguém as vibrações das ruas de uma metrópole como São Petersburgo, na obra “Avenida Niévski”.
Amante da verdade, Gogol foi um homem repleto de preocupações patrióticas, religiosas e místicas. Sua obra reflete seu lado moralista que denuncia os vícios no interior da alma humana. Cada vez mais místico e fatigado pelos jejuns, faleceu em Moscou, no dia 21 de fevereiro de 1852.