Biografia de Nietzsche

Nietzsche

Nietzsche (Friedrich Wilhelm Nietzsche) nasceu em Röcken, Alemanha, no dia 15 de outubro de 1844. Filho e neto e bisneto de pastores protestantes com cinco anos perdeu o pai e ficou aos cuidados da mãe, da avó e da irmã mais velha.

Ainda jovem pretendia seguir o exemplo do pai e dedicou-se à leitura da Bíblia. Com 10 anos entrou para o ginásio de Naumburg. Em 1858 começa a escrever seu diário. De 1858 a 1864 estuda Teologia e filologia clássica na Universidade de Bonn.

Em 1865 prossegue os estudos em Leipzig. Nessa época, compôs obras musicais à maneira de Schumann, fez amizade com Wagner e conheceu a filosofia de Schopenhauer.

Em 1869, com apenas 24 anos é chamado para a cadeira de Língua e Literatura Grega na Universidade de Basiléia, na Suíça, ocupando também a disciplina de Filologia Clássica. Alguns meses depois lhe é concedido o grau de doutor pela Universidade de Leipzig.

Em 1872 publicou O Nascimento da Tragédia, que antecipa as linhas essenciais de seu pensamento. Em suas obras seguintes Considerações Inaturais e Humano, Demasiado Humano, faz os primeiros ataques à moral cristã.

Em 1879, doente e com fortes dores de cabeça é obrigado a deixar a universidade. Daí em diante levou uma vida itinerante e de isolamento. Não parou de escrever e em 1883 começa a escrever Assim Falou Zaratustra, sua obra-prima, onde estão as ideias chaves de seu pensamento: a ideia de super-homem, de transmutação de valores, de espírito senhoril e do Eterno Retorno.

Em 1886 publica Além do Bem e do Mal, o primeiro livro entre seus escritos negativos e negadores, conforme ele mesmo declara em Ecce Homo publicado postumamente.

O vigoroso espírito crítico de Nietzsche incidiu especialmente sobre a ética cristã: para esta, o bom é o humilde, pacífico, adaptável, e o mau é o forte, enérgico e altivo. Para ele essa é a moralidade tanto de senhores como de escravos.

Em 1895 publicou O Anticristo, na qual faz uma comparação com outras religiões, criticando com veemência a mudança de foco que o cristianismo operava, uma vez que o centro da vida passa a ser o além e não o mundo presente. Nietzsche faleceu em Weimar, Alemanha, no dia 25 de agosto de 1900.

Acervo: 172 frases e pensamentos de Nietzsche.

Frases e Pensamentos de Nietzsche

O perigo na felicidade - agora tudo está dando certo para mim, amo qualquer destino. Quem quer ser meu destino?

Para ver muitas coisas é preciso desaprender a olhar para si mesmo. Essa dureza é necessária para escalar montanhas.

Quanto mais perto do fim eu chego,
mais tenho certeza de que a esperança
é o meu melhor investimento.

É absolutamente impossível ao sujeito pretender ver ou conhecer algo além de si mesmo;

A nossa atmosfera estava carregada de tempestade, a nossa própria natureza nublava-se, pois não tínhamos encontrado caminho algum...