Nicolau Maquiavel (1469-1527)

Encontrados 10 pensamentos de Nicolau Maquiavel (1469-1527)

O príncipe que desejar ter sucesso em seu empreendimento deve partir da regra de que as pessoas são más e que na primeira oportunidade elas demonstrarão essa maldade, geralmente traindo o seu superior.

O príncipe não deve ter a bondade como fundamento de suas ações, mas deve saber ser bom ou mau conforme a necessidade política. Se puder, deve ser bom, mas se necessário deve usar da maldade, evitando sempre o meio termo. Deve evitar ficar em cima do muro e pender hora para um lado hora para outro, pois isso seria sua ruína.

A política justifica-se por si mesma e não deve buscar fora de si uma moral que a justifique. O objetivo da política é levar os homens a viver na mesma comunidade de forma organizada e se possível em liberdade.

O príncipe tem que ser virtuoso, mas no conceito grego pré-socrático, onde a virtude é vitalidade, força, planejamento, esperteza e a capacidade se impor e profetizar. O príncipe que tiver essa virtude vai ser dono do próprio destino, vai criar sua própria sorte, que para ele determinava somente metade dos acontecimentos na vida das pessoas; a outra metade é definida pela liberdade.

Faça de uma vez só todo o mal, mas o bem faça aos poucos.

Quem for eleito pelo povo deve manter-se amigo dele.

O Príncipe que depende de muitos costuma não ter sucesso.

.

Boas leis não servem para nada, se não existirem boas armas.

Toda guerra que é necessária é justa.

A guerra faz o ladrão e a paz prende-os.