Nicolau Copérnico
Nicolau Copérnico nasceu na cidade de Torun, Polônia, no dia 19 de fevereiro de 1473. Nessa época ninguém duvidava do geocentrismo – mesmo porque para a Igreja era uma verdade indiscutível. Criado sob a tutela do tio padre, também se tornaria religioso. Estudou na Universidade de Cracóvia, onde aprendeu Teologia, matemática e astronomia. Adulto foi para a Itália, onde passou quase dez anos estudando diversas matérias como Direito Canônico e medicina. Ordenado padre dedicou-se aos doentes pobres.
Estudioso incansável, não se convencia das explicações de que a Terra era o centro do universo. Foi o primeiro a formular a ideia de que a Terra gira em torno do Sol. Copérnico atribuiu órbitas semelhantes à da Terra aos demais planetas conhecidos ao seu tempo – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Elaborou uma explicação para o movimento da Lua em redor da Terra. Explicou porque ocorrem as estações etc.
Copérnico deixou passar 30 anos para depois imprimir sua obra com seis volumes. Ele sabia que uma concepção tão revolucionária sobre o universo não poderia ser aceita facilmente, principalmente porque, vindo de um padre, chocava-se com a opinião oficial da Igreja. Nicolau Copérnico faleceu em Frauenberg, na Polônia, no dia 24 de maio de 1543.