Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues (1912-1980) foi um escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro. É o autor de peças que revolucionaram o teatro, entre elas, "Vestido de Noiva", "Senhora dos Afogados", "O Beijo no Asfalto", "Bonitinha, mas Ordinária" e "Toda Nudez Será Castigada".
Nelson Falcão Rodrigues nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 23 de agosto de 1912. Mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro, onde o pai foi tentar a carreira de jornalista. Começou a trabalhar com 13 anos de idade, como repórter policial, no jornal “A Manhã”, de propriedade de seu pai. Em 1936 passou a escrever para o Jornal dos Sports, do qual seu irmão era sócio. Escreveu também para a Manchete Esportiva, o Jornal do Brasil, entre outros.
Sua primeira peça foi “Mulher Sem Pecado” (1942), em seguida veio “Vestido de Noiva”, com direção de Ziembisnski. Em 1946 escreveu “Álbum de Família”, que por se tratar de um incesto, foi censurada e liberada duas décadas depois.
Nelson Rodrigues escreveu uma série de crônicas na coluna diária do jornal Última Hora, intitulada “A Vida Como Ela É”. Em 1963 estreia a primeira telenovela escrita por um autor brasileiro, intitulada “A Morte Sem Espelho”. Sua peça, “Toda Nudez Será Castigada”, escrita em 1973, foi levada ao cinema e recebeu o Urso de Prata no Festival de Berlim e também foi premiada no primeiro Festival de Gramado.
Nelson Rodrigues, em 1970, foi diagnosticado com sérios problemas de saúde, foi operado, sofreu uma parada respiratória e um enfarte, vindo a falecer no dia 21 de dezembro de 1980, na cidade do Rio de Janeiro.