Nelson Mandela
Nelson Mandela (1918-2013) foi um líder político africano. Foi o principal representante do movimento contra o regime de Apartheid. Em 1993, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999.
Nelson Mandela nasceu em Mvezo, na África do Sul, em 18 de julho de 1918. Pertencente a uma família de origem tribal da etnia Xhosa, recebeu o nome de Rolihiana Dalibhunga Mandela. Em 1925, recebeu da professora primária o nome inglês de Nelson. Aos 9 anos, com a morte do pai, foi levado para a vila real onde ficou aos cuidados do regente do povo Tambu.
Em 1939, ingressou no curso de Direito na Universidade de Fort Hare, a primeira a ministrar cursos para negros. No final do primeiro ano, envolveu-se com o movimento estudantil num boicote contra a falta de democracia racial, sendo expulso da universidade. Em 1943, morando em Joanesburgo, concluiu o bacharelado em artes na Universidade da África do Sul. Concluiu, por correspondência, o curso de Direito da Universidade de Fort Hare, que mais tarde lhe concedeu o título de “Doutor Honoris Causa”.
Em Joanesburgo, Nelson Mandela deparou com o regime de apartheid, o terror imposto à maioria negra. A segregação racial, a falta de direitos políticos e civis, e o confinamento dos negros em regiões determinadas pelo governo branco. Liderando o Conselho Nacional Africano (CNA), o principal instrumento de representação política dos negros, fundou, em 1944, a“Liga Jovem do CNA”, principal representante na luta contra o regime de apartheid – legislação que segregava os negros no país.
Em 1956, Mandela foi preso pela primeira vez, acusado de conspiração. Em 1962, foi caçado pelas autoridades brancas da África do Sul e, em 1964, foi condenado à prisão perpétua, em Rodben Island, à margem da Cidade do Cabo. Em 1980, um plebiscito aprova o fim do regime. Em 1990, Nelson Mandela foi libertado.
Em abril de 1994, Nelson Mandela foi eleito presidente da República da África do Sul, governando até 1990. Recebeu diversos prêmios internacionais pela luta a favor dos direitos humanos. Anunciou seu apoio à campanha de arrecadação de fundos contra a AIDS. Faleceu em Joanesburgo, em 5 de dezembro de 2013.