Neil Armstrong
Neil Armstrong nasceu em Wapakoneta, no estado de Ohio, nos Estados Unidos, no dia 5 de agosto de 1930. Aprendeu a pilotar com 15 anos de idade. A paixão por voar o levou à formação como engenheiro aeroespacial e a uma bem sucedida carreira militar. Recebeu de seus amigos o apelido de “Comandante de Gelo”, por seu sangue frio mesmo diante das situações mais arriscadas.
Neil Armstrong foi aviador da Marinha Americana, Participou de 78 missões na Guerra da Coreia. Numa delas seu avião foi atingido pela artilharia inimiga, mas ele conseguiu pousá-lo. Também atuou como piloto de teste e, certa vez, teve de se ejetar do assento de uma aeronave sobre a qual perdeu o controle.
Depois de entrar na Nasa, a agência espacial americana, em 1962 foi selecionado para o programa espacial. Em 1966 participou do voo da nave "Gemini 8" e em 1969 da nave "Apollo 11", no qual realizou a façanha de pisar no solo da Lua no dia 20 de julho. No momento histórico disse: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a Humanidade”.
Quando Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins – o astronauta que permaneceu a bordo da Apolo 11 – retornaram a Terra, foram recebidos com homenagens e honrarias. Numa turnê de celebrações, percorreram 23 países em 45 dias.
Depois que deixou a Nasa, em 1971, tornou-se diretor de uma fábrica de máquinas petrolíferas. Lecionou engenharia espacial na Universidade de Cincinnati até 1980. Morando em Cincinnati, Ohio, Neil Armstrong faleceu no dia 25 de agosto de 2012, com 82 anos.