Morihei Ueshiba
O progresso virá com a prática constante.
Não procure por ensinamentos secretos que não levarão a nada. Confie nas experiências próprias.
O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário.
Aiki significa a união entre o corpo e o espírito e é a manifestação desta verdade. Mais do que isso, Aiki nos permite harmonizar céu, terra e a humanidade como uma só.
O verdadeiro pacifista é aquele capaz de causar danos imensuráveis mas escolhe não faze-lo quando provocado.
O segredo do Aikido é harmonizarmo-nos ao movimento do universo, levarmo-nos a um encontro com o Universo. Aquele que encontrar os segredos do Aikido, possui o Universo nele próprio e pode dizer: eu sou o Universo.
Mentes para servir à paz de todos os seres humanos no mundo são necessárias ao Aikido. Não as mentes daqueles que desejam ser fortes ou que praticam somente para derrotar um oponente.
O verdadeiro Budo é trabalho de amor. É trabalho de dar amor e vida a todos os seres vivos e não matar ou lutar um contra o outro. Amor é divindade guardiã de tudo. Nada pode existir sem ele. Aikido é a realização do amor.
Deve-se compreender o Aikido, primeiro como Budo e então, como um caminho a serviço da construção da família mundial. O Aikido não é para um único país ou para uma pessoa em particular. Seu propósito é executar o trabalho de Deus.
O espírito do Aikido é a salvaguarda do amor. O Aikido é um compasso para construir o edifício desse mundo: uma construção natural que demonstre a razão dos fenômenos da matéria e do espírito. O Aikido é o Universo. É uma questão de coração.
Oramos sem parar para que o combate não tenha lugar. Por essa razão proibimos formalmente os combates no Aikido. O espírito do Aikido é aquele de um ataque amoroso e de uma reconciliação pacífica. Com esse fim, unimos e reunimos os adversários com o poder do Amor. Pelo amor somos capazes de purificar os demais.
O Aikido se preocupa com o Universo. É o mais importante do mundo, mas não é uma religião. Podemos dizer que o Aikido tem algo em comum com os ensinamentos de Cristo: Amor! Tudo começa e termina nele. O Amor é a vida do Universo.
Se o coração é impuro, estarás cheio de tensão interior, de orgulho, de desordem, de confusão, de mil enfermidades físicas, mentais e emocionais. Jamais poderás compreender o Aiki se seu coração não se purifica. Deves, pois, limpa-lo para ter paz consigo e com o mundo, não sendo inimigo de nada e não vendo nada como seu inimigo.
O importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo. É mais do que isso. Derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família. É compreender as leis do Universo, tornar-nos unos com ele.