Moby Dick (livro)
Não sei tudo o que pode estar por vir, mas, seja lá o que for, vou enfrentar rindo.
Há certas ocasiões e momentos insólitos nesta estranha miscelânea que chamamos de vida em que um homem acredita que o universo inteiro não passa de uma imensa piada, embora ele mal consiga entender a graça e suspeite fortemente que é às custas dele que estão rindo.
Sou atormentado por uma eterna ânsia por coisas remotas. Amo navegar por mares proibidos e desembarcar em costas bárbaras.
A loucura humana é muitas vezes uma coisa astuta e traiçoeira. Quando se pensa que ela foi embora, ela pode ter se transfigurado em alguma forma ainda mais sutil.
Mas a mesma imagem nós mesmos vemos em todo rio e todo oceano. É a imagem do intangível fantasma da vida; e essa é a chave de tudo.
Acredito que meu corpo é apenas a parte menos importante do meu ser. Na verdade, fique com meu corpo quem o quiser, pode pegar, ele não sou eu.
É a coisa mais fácil do mundo fazer parecer que se conhece um grande segredo.
Veja como são elásticos nossos preconceitos quando moldados pelo amor.
Não há loucura das criaturas selvagens deste planeta que não seja infinitamente ultrapassada pela loucura dos homens.
Todos os homens vivem envoltos em cordas de baleeiros. Todos nascem com laços em volta do pescoço; mas só quando apanhados na virada rápida e repentina da morte é que os mortais percebem os perigos silenciosos, sutis e sempre presentes da vida.
Será que devo dizer que isso é sabedoria ou que é tolice; se for de fato sabedoria, tem ares de tolice; no entanto, se for algo realmente tolo, nesse caso, tem ares de sabedoria.
Não se entregue, pois, ao fogo, sob pena de que ele o inverta e o amorteça; como fez comigo naquela hora. Existe uma sabedoria que é dor; mas existe uma dor que é loucura.
Todos os meus meios são sadios, meu motivo e meu objetivo são loucos.
As coisas mais maravilhosas são sempre as que não se podem mencionar; memórias profundas não rendem epitáfios.
Todo homem tragicamente grande só chega a sê-lo por meio de certa morbidez.
Toda grandeza mortal não passa de doença.