Mitch Albom - Tenha um Pouco de Fé

Encontrados 15 pensamentos de Mitch Albom - Tenha um Pouco de Fé

Como posso descrever o que senti naquele dia? Depois disso, descobri, no livro de Isaías, uma passagem em que Deus declara:

"Meus pensamentos não são seus pensamentos
Nem os meus caminhos são seus caminhos
Pois assim como os céus são mais altos do que a terra
Meus caminhos são mais altos do que os seus
E meus pensamentos, mais altos do que os seus."

Era assim que eu esperava me sentir - mais baixo, indigno. Aquele era um dos mensageiros de Deus. Eu deveria estar olhando para cima, certo?

Em vez disso, dava passos de bebê atrás de um velho que calçava sandálias com meias. E só conseguia pensar que ele parecia meio pateta...

Tenha um pouco de Fé

"- Mitch, a fé tem a ver com ações. Você é o modo como age, não apenas o modo como acredita."

Tenha um pouco de fé...

-O Senhor não se cansa de tentar?

-Deixe-me responder com uma história. Era uma vez um vendedor, certo? E ele bate numa porta. O homem que atende diz: "Hoje não preciso de nada." No dia seguinte, o vendedor retorna. "Fique longe daqui", diz o homem. No outro dia, o vendedor está de volta. O homem grita: "Você de novo! Eu avisei!" O sujeito fica com tanta raiva que cospe na cara do vendedor. O vendedor sorri, enxuga o cuspe com um lenço, depois olha para o céu e diz: "Deve estar chovendo." Mitch, a fé é isso. Se cospem em seu rosto, você diz que deve estar chovendo. Mas mesmo assim, volta no dia seguinte.

De um sermão de Rebbe em 1958

Uma menininha chegou em casa com um desenho que tinha feito na sala de aula. Foi dançando até a cozinha, onde sua mãe preparava o jantar.

-Mãe, adivinha só! - gritou, balançando o desenho.
A mãe não levantou a cabeça.
-O que foi? - perguntou, cuidando das panelas.
-Adivinha só! - repetiu a menina, balançando o desenho.
-O quê? - perguntou a mãe, cuidando dos pratos.
-Mãe, você não esta escutando.
-Estou, sim, querida.
-Mãe - disse a menina - você não está escutando com os olhos.

Tenha um pouco de fé


A maioria das religiões alerta contra a guerra. No entanto, mais guerras foram travadas por causa de religião do que, talvez, por qualquer outro motivo. Cristãos mataram Judeus, Judeus mataram muçulmanos, muçulmanos mataram hindus, hindus mataram budistas, católicos mataram protestantes, ortodoxos mataram pagãos, e seria possível percorrer essa lista de trás pra frente e de um lado para o outro, e ainda assim seria verdade. A guerra nunca para, só faz pausas.

-Mitch Deus não que que essa matança continue.
-Então,por que não parou?
Ele levantou as sobrancelhas.
-Porque o homem continua.

Ele dorme durante tempestades

Um homem procura trabalho numa fazenda.Entrega sua carta de recomendação ao novo patrão. Ela diz simplesmente: "Este homem dorme durante tempestades."
O dono está precisando desesperadamente de ajudantes, por isso contrata o sujeito.
Passam-se várias semanas e , de repente, no meio da noite, uma tempestade violenta cai sobre o vale.
Acordado pelos redemoinhos de chuva e pelo vento uivante, o dono salta da cama. Chama seu novo empregado, mas o sujeito está dormindo a sono solto.
Então o dono se precipita para o celeiro. Para sua perplexidade, constata que os animais estão seguros e com comida suficiente.
Corre para o campo. Vê que os fardo de feno foram arrumados e estão enrolados em lonas.
Corre até o silo. As portas estão trancadas e o grão está seco.
E então entende. "Ele dorme durante tempestade."
Amigos, se cuidarmos das coisas importantes da vida, se formos corretos com aqueles que amamos e nos comportamos bem com nossas familias, nossa vida não será amaldiçoada com a dor lancinante das questões não resolvidas. Nossas palavras sempre serão sinceras, nossos abraços serão apertados. Nunca chafurdaremos na agonia do "Se eu tivesse agido assim...". Poderemos dormir durante a tempestade.
E quando for a hora, nosso adeus será completo.

Um capelão militar me contou a seguinte história:

A filhinha de um soldado que seria transferido para um posto distante estava sentada no aeroporto, em meia as magras posses da familia.
A garota estava com sono. Encostou-se nos embrulhos e sacolas de lona.
Uma senhora veio andando, parou e pôs a mão na cabeça da menina.
-Coitadinha - disse ela - Não tem lar.
A criança levantou os olhos, surpresa.
-Mas agente tem um lar - respondeu a menina. - Só não tem uma casa pra colocar ele.

É possível ganhar uma discussão religiosa? De quem é o Deus melhor? De quem é a Bíblia certa ou errada? Eu preferiria personagens como Rajschsndra, o poeta indiano que influenciou Ghandi ao ensinar que nenhuma religião era superior porque todas levavam as pessoas para mais perto de Deus. Preferiria o próprio Ghandi, que interrompia um jejum com orações hindus, citações muçulmanas ou um hino cristão.

Leio histórias e parábolas budistas.

TALVEZ.

Uma fala de um fazendeiro que acorda e descobre que seu cavalo fugiu.
Os vizinhos vêm e dizem:
-Que pena. Que azar terrível!
O fazendeiro responde:
-Talvez.
No dia seguinte, o cavalo retorna com mais alguns cavalos. Os vizinhos dão os parabéns ao fazendeiro pela mudança na sorte.
-Talvez - diz o fazendeiro.
Quando seu filho tenta montar um dos cavalos novos, quebra a perna, e os vizinhos se condoem.
-Talvez - diz o fazendeiro.
E no dia seguinte, quando autoridades vêm alistar o filho - e não o levam por causa da perna quebrada - Todo mundo fica feliz.
-Talvez - diz o vizinho.

Já ouvi histórias assim antes. São lindas em sua simplicidade e entrega ao Universo. Imagino se eu poderia me apegar a algo de tamanho desapego. Não sei. Talvez.

Andei um quilômetro com o Prazer;
Ele conversou o tempo todo;
Mas não me deixou nem um pouco mais sábio
Apesar de tudo o que disse.

Andei um quilômetro com a Tristeza,
E ela não disse uma palavra;
Mas, ah! As coisas que aprendi
Quando a Tristeza andou comigo!

Robert Browning Hamilton

De um sermão do Rebbe

Se vocês me perguntarem, e deveriam perguntar, por que essa criança maravilhosa, linda, que tinha tanto a dar, precisava morrer, não tenho uma resposta racional. Não sei.
Mas, num comentário sobre a Bíblia, a traição diz que Adão, nosso primeiro Homem, deveria ter vivido mais que qualquer homem, 1.000 anos. Não viveu. Ao buscar uma resposta, nossos sábios relataram o seguinte:
Adão implorou que Deus lhe permitisse ver o futuro. Assim o senhor disse: "Venha comigo." Ele levou-o pelas câmaras celestiais, onde as almas que nasceriam esperavam sua vez. Cada alma era uma chama. Adão viu algumas chamas ardendo com pureza, enquanto outras mal piscavam.
Então viu uma chama linda, clara, forte, de um laranja dourado e com poder de cura. Disse Adão: "Ah Senhor, aquele será um grande ser humano. Quando ele nascerá?"
O Senhor respondeu: "Sinto muito, Adão, mas aquela alma, por mais linda que seja, está destinada a não nascer. Foi ordenado que ela cometerá pecado e manchará. Optei por lhe poupar a indignidade de ser maculada."
Adão implorou. "Mas, Senhor, o homem precisa de alguém que o ensine. Por favor não prive meus filhos."
O Senhor respondeu gentilmente: "A decisão foi tomada. Não tenho mais anos disponíveis para coloca-lo entre os seus."
Então Adão disse com ousadia: "Senhor, e se eu estiver disposto a ceder a essa alma alguns anos de minha vida?"
E Deus respondeu a Adão: "Se esse é seu desejo, eu lhe concedo."
Pelo que nos disseram, Adão não morreu com 1.000 anos, mas com 930. E eras depois nasceu uma criança na cidade de Belém. Tornou-se governante de Israel e doce cantor de canções. Depois de liderar seu povo e inspirá-lo, morreu. E a Bíblia conclui: "Vejam, o rei Davi foi enterrado depois de viver 70 anos."
Amigos, ás vezes, quando nos perguntam porque morre alguém tão jovem, só posso voltar a sabedoria de nossa tradição. É verdade que Davi não viveu muito. Mas, enquanto viveu, Davi ensinou, inspirou e nos deixou um grande legado espiritual, inclusive o Livro dos Salmos. Um desses salmos, o 23, é lido às vezes nos enterros.

"O Senhor é meu pastor; nada me faltará.
Faz-me dormir em pastos verdes:
Guia-me junto às águas calmas.
Restaura minha alma..."

Não é melhor ter conhecido Rinah, minha filha, durante quatro anos, do que não tê-la conhecido?

"Eis que vieram algumas pessoas trazendo um paralítico, carregado por quatro delas.E quando não puderam levá-lo a Jesus por causa da multidão, fizeram um buraco no teto."

Marcos 2:3-4

"Existe algo que o perdão não possa alcançar?"

VIDURA

"Vou lhe dar um novo coração e pôr um novo espírito em você; vou tirar seu coração de pedra e lhe dar um coração de carne."

EXEQUIEL 36:26

De um sermão do Rebbe em 200

- Caros amigos. Estou morrendo.
Não fiquem perturbados. Comecei a morrer em 6 de julho de 1917. Foi o dia em que nasci e, segundo o nosso salmista, "Nós, que nascemos, nascemos para morrer".
Bom, eu ouvi uma história que trata disso. Um ministro visitava uma igreja no campo, e começou o sermão com um alerta estimulante:
"Todo mundo dessa paróquia vai morrer!"
O ministro olhou em volta. Notou um homem no banco da frente dando um largo sorriso.
"porque está achando tão divertido?", perguntou.
"Não sou desta paróquia", disso o homem. "Só vim passar o fim de semana com minha irmã."