Militão dos Santos
“Na tela, o pintor coloca consciente ou inconscientemente, traços de sua alma. Não está simplesmente reunindo cores, formas, traços, harmonia ou desarmonia, ali está a expor a criação de Deus com pitadas do seu próprio eu . Tal qual corre o sangue pelas veias, sinônimo de vida, pela alma do pintor correm rios de tintas multi-coloridas… somatórias e contrastes de seus próprios sentimentos e experiências pessoais …choros, alegrias, sorrisos e cicatrizes..”
Militão dos Santos
Para cria um bom trabalho de pintura naif, você precisa conjugar motivação, inspiração e técnica, nas doses certas. A motivação impulsiona-o a continuar em frente, a inspiração leva-o a selecionar os motivos e diz-me lhe que não basta só copiar o que está na sua frente. A técnica permite- lhe alterar as cores e os elementos da realidade -exagerando- os, simples ficando-os, alterendo-os ou deslocando-os - para melhor transmitir suas emoções. Não perca tempo com regras e teorias, use-as cores que lhe bater na alma por impulso, abuse bastante.Se surgir a insegurança, procure relembrar acontecimentos felizes da sua infância; livre-se das amarras do certo - errado, solte as emoções, seja criança e brinque com as cores, suja as mãos de tinta e pense na pintura como um poema, uma expressão de sentimentos, e não um simples registro cru e emotivo dos fatos.
Militão dos Santos.
OBRA ANTIGA
O revisitar de uma obra antiga sempre nos surpreende com novos detalhes e nuances que teimam em escapar ao sentimento do momento. O sol nasce e adormece todos os dias e mesmo assim nos surpreendemos. A nossa alma cria o novo dia e dele se embevece, entristece ou se aborrece, não importa, o que de fato é significativo é que cada momento é único e se renova com outras formas todos os dias.
O PRAZER DE PINTAR
Pintar é respirar vida e dar forma aos sonhos consciente ou inconscientemente. É expressar sentimentos sem compromisso com a realidade. É usar técnica simples, sem se prender a tradições acadêmicas ou noções de perspectivas, não é simplesmente reunir um punhado de cores e formas e jogar em cima de uma tela em branco.
Pintar é tranqüilizar pensamento, acalmar a emoção, transferir traços da alma, contemplar a vida renovando-a, nas quais as cores vibram, fermentam e silenciam no cantar, é romper obstáculos intransponíveis, somatórias e contrastes de nossos próprios sentimentos e experiências pessoais. Viver é uma experiência única, belíssima, mas brevíssima.E, por saber que a vida passa tão rápido, sinto necessidade de compreender minhas limitações e aproveitar cada lágrima, sorriso, sucesso e fracasso como uma oportunidade preciosa de crescer.Por isso pinto com paixão!
Militão dos Santos
ARTE MODERNA
Não existe estilo para a arte moderna, mas diversas possibilidades de dar forma à imagem, muitas vezes contraditórios entre si.
Não acredito na idéia de vanguarda, como não acredito em progresso na arte. Na ciência, essas idéias são aceitáveis, mas em arte o que vale é a obra encantar e provocar admiração, ou não, por mais simples que seja.
Arte legítima é aquela que tem uma certa inevitabilidade e carisma: só poderia ser feita naquele momento histórico, por uma determinada pessoa, inspirada por uma visão de um mundo pessoal, não importando os meios usados para atingir determinados fins.
Militão dos Santos
SER ARTISTA
Ser artista é ter uma sensibilidade aguçada, é dar vida a tudo, inclusive à imaginação, é dar cores aos sentimentos e vivê-los de forma avassaladora.
Ter alma de artista, como muitos pensam, não é viver sem perspectivas, na verdade é um privilégio nesse mundo de contradições.
O artista vai onde poucos entendem, onde poucos conhecem, vive um mundo onde a essência das coisas não tem limites.
E o melhor, pode sim, se considerar livre e transformador, é um ser em transição constante, uma transição consciente e muito feliz. Um dia ri, no outro chora, no outro chora de novo e novamente sorri, não tem constância, não se prende. A alma de um artista é livre, ainda que o seu ser matéria esteja preso às convenções, ele é livre em sua essência, em seus pensamentos, em sua criação. A alma de um artista tudo pode. Pode amar e pode sofrer.
Porque amando, vai criar obras suaves, e porque sofrendo vai derramar em cores fortes a sua realidade.
É fácil conhecer a alma de um artista. É fácil conhecer quem se identifica com a arte. Muitos olham para uma tela, mas só alguns percebem a beleza da obra, só alguns param diante dela e viajam na imaginação. Impressionante. Ás vezes isso parte de uma criança, de uma pessoa sem instrução alguma. De forma silenciosa, a sensibilidade grita quando está diante de uma obra, de uma expressão artística que também é uma expressão de amor. E aí, meu olhar é diferenciado para essas pessoas também.
Certamente Deus pensou em colorir o mundo quando fez o artista plástico nascer.
Militão dos Santos
BELEZA PRIMITIVA
Ver a beleza simples do cotidiano e expressár la na pintura primitiva é compartilhar as expressões alegres da vida,é ser livre e ser criança sem nenhuma barreira ou limite,onde tudo é possível.Até mesmo a magia,a magia da cor e sobretudo do amor.
Militão dos Santos
SEJA ARTE
Pinte sempre que for possível, não pare nunca e jamais sinta vergonha da arte que você faz, mesmo que, no começo, ela seja tosca ou apagada.
Se existe uma veia artística pulsando em você, deixe que ela corra solta por aí, deixe que ela transborde e mostre a todos que cruzarem seu caminho. Seja arte, respire arte, brinque arte, transborde arte!
Militão dos Santos
DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO?
A experiência em anos de pinturas me ensinou que um artista, por mais genial que seja, não tira as suas boas idéias apenas da própria cabeça. Mesmo que ele não tenha a exata consciência disso, sua inspiração vem em grande parte da vivência e experiência, ou seja, do que ele já viu, ouviu, sentiu ou leu. Certamente o talento de pintores, músicos, poetas, escultores, escritores é que faz a diferença entre uma obra-prima e a produção sem graça dos artistas de fim de semana. Mas mesmo os gênios da raça bebem de uma fonte que vem correndo desde que o ser humano representou, pela primeira vez, uma idéia que tinha como único objetivo despertar prazer estético. "A arte se alimenta da própria arte", diz o coordenador do Serviço Educativo do Museu de Arte de São Paulo, Paulo Portela Filho.Concordo com ele.
Militão dos Santos
É frequente a tentativa de
compreender ou apreciar uma obra
de arte recorrendo a análises
conceituais, isto é, apreciando-as em
termos de representação de ideias.
Sempre quando me perguntam o
significado de uma obra, digo que é
só olhar e entender.Sei que surgiu de
um sentimento, que por vezes sinto
dificuldade em identificar, mas tenho
a certeza de um grande alívio
quando consigo me expressar
através dos riscos incertos, ou por
traz das cores e perfeição de uma
imagem que eu gostaria de ser.
No entanto, uma pintura pode
encontrar seu significado maior na
própria forma. Pintar é também um
processo de descobertas e, nessas
condições, o quadro não obedeceria
a uma estruturação prévia, vindo a
constituir o registro de sua procura,
ao longo da execução.
Até mesmo o assunto se definiria no
ato de pintar, como se fosse uma
soma de hesitações e certezas,
remetendo a um clima de sonho –
que dispensa referências do mundo
real.
Nesse processo, a experiência e a
intuição do artista exerce papel
central.Formas e cores nascem da
memória, do ideário pessoal,
constituindo um organismo vivo e
autônomo, em vez de um veículo
para conceituação.
Arte Naif
Para o artista naif o tempo passa ao seu redor, as tendências se multiplicam, os modismos surgem e desaparecem e estes contadores pictóricos de histórias, não se deixam influenciar pelas mudanças do meio externo, pois o que permanece relevante para eles é o conteúdo interno do seu universo individual.
A OBRA
Ao começar a pintar uma obra eu já tenho uma idéia do tema e de alguns detalhes que vou colocar na tela. Digo alguns, porque é impossível imaginar uma obra 100% pronta na cabeça. Se assim fosse, o ato de pintar seria extremamente chato, repetitivo.O prazer maior está no ato de criar,sentir, observar e fazer."
" Viver tantos anos sem ouvir som nenhum é como um grito no vazio, que ecoa por dentro.
Sempre a procura de algo, mas não encontra nada além da escuridão do silêncio, onde a única coisa que se move são as horas inexoráveis do tempo."
Militão dos Santos
ARTE NAÏF, ENCANTAMENTO, CORES , INGENUIDADE, CONCEITOS E DIVAGAÇÕES
Os artistas Naïfs, com sua criatividade e imaginação, foram criados por Deus para ignorarem a escuridão da existência humana. Eles criam através da magia extraordinária dos seus pincéis e tintas coisas belas e felizes, nos dando uma excelente visão do mundo sem abrir mão do equilíbrio e verossimilhança, em uma verdade ainda mais profunda de calma, paz, cura e redenção.
E como é agradável portar-se diante das obras coloridas desses artistas que dominam suas expressões a ponto de permitir-se uma estética cuja conseqüência é relaxar o observador e deixa-lo à vontade para perceber a obra em sua especificidade, tomando consciência das relações que com ela desenvolve.
O artista naïf materializa na sua arte os seus reais pensamentos e sentimentos, eternizando no espaço e no tempo os significados para o mundo das suas palavras e das suas emoções.
A arte, em todas as formas de expressão, me fascina, me encanta, transcende a minha surdez, traz um colorido especial a minha vida, traz luz ao meu mundo silencioso e faz pulsar intensamente o meu coração vibrando em um compasso harmônico e em uma sintonia inenarrável.
A arte é a expressão mais doce e suave, mais sublime do momento de cada artista, que se perpetuará no tempo, que se eternizará, levando a todos o sentimento e a energia de cada um por meio das suas criações.
A arte para mim é a minha vida, onde se exulta a felicidade e o amor que se expressam por meio de suas cores vibrantes e que se entrelaçam em perfeita simetria.
Deixarei meu legado para gerações futuras, marcas de minha existência terrena e a demonstração de que, como protagonistas nesse grande espetáculo que é a vida, todos devem deixar fluir a criança que reside dentro de cada ser".
Militão dos Santos
Segundo a literatura psicológica, a pintura artística em tela é uma forma de arteterapia. “Ela ativa a dopamina, neurotransmissor associado ao bem-estar, e inibe a amígdala, que é ativada cada vez que sentimos medo ou tensão, por isso, o hábito promove sentimentos de calma, alívio, expressão das emoções e alucinações."
Por isso muitos artistas, como eu, somos loucos.
B
Eu sempre gostei de leitura, o que faço desde criança.
Quando pequeno , ainda sem saber ler, já colecionava e "lia" gibis de histórias em quadrinhos de vários autores.
Com o passar dos anos essa atividade se tornou constante e muito prazerosa.
Ler é gratificante.A surdez nos fecha uma porta de comunicação importante, mas nos brinda com a riqueza da imaginação que nos possibilita interagir com o universo da leitura.
Mas acho que a leitura excessiva não nos torna mais inteligentes.
Algumas pessoas devoram livros
Eles fazem isso sem a contemplação necessária para digerir as ideias.
Para processar, compreender e absorver o que leram.
Quando pessoas desse tipo começam a falar, suas bocas cospem pedaços inteiros de:
Hegel, Camões, Marx, Bandeira...
Como alguém vomitando comida crua sem a digestão necessária.
Ler exige esforço próprio, raciocínio e nisso se assemelha à necessidade que a abelha tem de esforço interno, além de tempo, para extrair o néctar de flor em flor e produzir o valioso mel.