Michelle Obama
Michelle LaVaughn Robinson (Michelle Obama) nasceu em Chicago, Illinois, no dia 17 de janeiro de 1964. Passou sua infância e juventude em Southside um bairro ocupado principalmente por famílias negras.
Entre 1977 e 1981 estudou na Whitney Young Magnet High School. Entre 1981 e 1985 foi aluna da Universidade de Princeton onde cursou Sociologia e Estudos Afro-americanos. Em 1985 ingressou na Escola de Direito da Universidade de Harvard, em Cambridge, onde se graduou em 1988.
Em 1988, depois de graduada, Michelle Obama começou a trabalhar como estagiária de direito no escritório da Sidley & Austin, onde se especializou em direito de propriedade intelectual. Em 1989 conheceu Barack Obama, que havia ingressado como estagiário no mesmo escritório, para o período do verão, e depois retornou para a Universidade.
Em 1991, buscando uma carreira mais orientada para os serviços públicos, Michelle Obama se tornou assistente do prefeito de Chicago, Richard M. Daley. Entre 1992 e 1993, Michelle foi assistente do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Chicago.
Em 1993, criou a Aliados Públicos de Chicago, um programa de treinamento de liderança para jovens adultos. Atuou como diretora executiva do programa até o ano de 1996. Nesse mesmo ano,Michelle tornou-se reitora dos serviços estudantis da Universidade de Chicago, onde ajudou a organizar o Centro de Serviços Comunitários da Universidade.
Em 2002, tornou-se diretora executiva de negócios externos da Universidade. Em 2005 foi vice-presidente da Comunidade e dos negócios externos do Centro Médico da Universidade de Chicago.
Em outubro de 1992, Michelle e Obama se casaram e fixaram residência no South Side de Chicago. Juntos, Michelle e Obama tiveram duas filhas: Malia Ann Obama, nascida em 1998, e Natasha Obama, nascida em 2001.
No dia 4 de novembro de 2008, Barack Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos, derrotando o senador John McCain. No dia 20 de janeiro de 2009, Barack Obama assumiu o cargo de Presidente dos Estados Unidos.
Como primeira-dama, Michelle esteve envolvida em várias causas, entre elas, as das famílias dos militares e especialmente à obesidade infantil. Durante os primeiros meses como primeira-dama, Michelle Obama visitou abrigos que recolhiam pessoas desalojadas.
Em 2012, Barack Obama foi reeleito, mais uma vez com a ajuda de Michelle Obama, que foi presença constante e de destaque na campanha. Michele Obama foi considerada uma das primeiras-damas mais carismáticas que a América conheceu.
Em 2018, Michelle Obama lançou o livro “Minha História”, uma autobiografia, onde começa agradecendo às filhas Malia e Sasha, e ao marido Obama.