MHJ

Encontrado 1 pensamentos de MHJ

Você não devia ter olhado com satisfação o dia da desgraça de seu irmão (Ob 12).



A profecia de Obadias traz uma palavra muito dura contra Edom. Trata-se de uma nação descendente do irmão de Jacó, pai do povo de Israel, e a profecia fala das conse­quências que Edom sofreria por ter-se unido aos agressores de Israel quando este sofreu dura disciplina. Creio que o texto em destaque trata do maior pecado de Edom: alegrar-se com a desgraça alheia.



Há uma característica comum ao ser humano chamada sectarismo: a tendência a radicalizar seu ponto de vista, fazendo de quem diverge dele algo mais parecido com um inimigo do que simplesmente uma pessoa que pensa de forma diferente. As mídias sociais (como o Facebook) permitem uma visão privilegiada deste aspecto. Opiniões e comentários feitos em certos “posts” não raro são agressivos, quando não ofensivos; certos assuntos polarizam as opiniões e é perceptível o ódio que transpira por detrás de manifestações intensas. Infelizmente é frequente ver expressões de celebração quando um desses tais desafetos públicos se dá mal.



A matéria religiosa é uma das mais explosivas causas de sectarismo e não raro tenho visto manifestações altamente sectárias de pessoas que se professam cristãs. Há sim gente que manifesta ódio contra cristãos, o que é até normal, pois o próprio Jesus avisou que seríamos odiados. Mas nossa resposta jamais poderia ser rancorosa. Somos gente que só tem motivos para amar e perdoar – afinal, qual cristão não aprendeu que fomos perdoados sem merecer? Ódio não convém ao cristão.



Dia destes vi no Facebook a manifestação de um irmão conclamando os demais a abandonar as ofensas e orar por um desses “desafetos” a quem muitos apaixonadamente execravam. Que outra resposta seria mais coerente com a fé que dizemos ter? Como se diz nas mídias sociais... fica a dica. – MHJ



Ao cristão não convém o ódio ao próximo, seja ele travestido do que for.

Inserida por sufirmani