Melquisedeque
Dialogar sobre pessoas, fatos e informações é comum. Dialogar sobre eventos, coisas e fenômenos é superficial. Mas dialogar sobre pensamentos, emoções e motivações é profundo.
Ser inteligente é mais do que a vontade de ler, saber e aprender sobre um determinado assunto ou ciência... ser inteligente é a atitude de pensar fora da sua própria percepção e experiência - transcender o senso comum... reconhecer a própria ignorância... discernir as diferenças... e aceitar outros pontos de vistas, outras visões de mundo, outras culturas, outras experiências e outras formas de pensar, apreciar e viver a vida. O princípio de alteridade e empatia destrói os preconceitos e as intolerâncias que existe entre as pessoas que tem problema e dificuldade... em pensar fora de si mesmos e daquilo que é comum.
Liberdade de expressão... pensamento... e decisão... são direitos humanos de todas as pessoas, e devem ser exercidos em contextos jurídicos, religiosos, ambientais, sociais e familiares... tanto com responsabilidade... como com obediência a legislação da família, da igreja e do estado ("como em demais grupos ou instituições") e respeito a função, identidade, dignidade e individualidade uns dos outros como seres pessoais e sociais.