Mauricio de Sousa
Quem é Mauricio de Sousa?
Maurício de Sousa (1935) é um cartunista e empresário brasileiro, o criador de vários personagens de história em quadrinhos, entre eles, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento.
Mauricio de Sousa nasceu em Santa Isabel, São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Desde a infância desenhava em seus cadernos escolares. Com 19 anos, desejando viver do desenho, mudou-se para a capital paulista, mas o emprego que consegue foi o de repórter policial no jornal Folha da Manhã.
Carreira
Maurício de Sousa passou cinco anos fazendo suas reportagens ilustradas com seus desenhos na Folha da Manhã. Em julho de 1959, teve sua primeira história, com o personagem – o cãozinho “Bidu” e seu dono Franjinha, aprovada e publicada em tirinhas no mesmo jornal.
As tirinhas se tornaram um sucesso e, passaram a ser republicadas em mais de cem jornais do país. Nos anos seguintes, criou diversos personagens, entre eles, “Monica” “Cebolinha”, “Magali”, “Cascão”, “Piteco”, “Chico Bento”, “Horácio”.
Em 1970 Mauricio lançou a primeira revista da Mônica. A partir de 1987 passou a ilustrar o suplemento “O Estadinho” do jornal o Estado de São Paulo, com suas histórias em quadrinhos.
Posteriormente, outros personagens foram criados, entre eles, a "Turma da Mônica Jovem", A “Turma do Ronaldinho”, "Tikara" e "Keika", criadas em comemoração ao centenário da imigração japonesa, que foram incorporados às histórias da Turma da Mônica.
Hoje entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 50 países. Os quadrinhos se juntam a livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CDs, livros tridimensionais e livros em braile, jogos, brinquedos, papelaria etc.
Mauricio de Sousa foi nomeado para a cadeira n.º 24 da Academia Paulista de Letras. É o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.