Mário Filgueira

Encontrados 2 pensamentos de Mário Filgueira

⁠Muitas vezes aliada a fé, a esperança tem como fama ser a ultima a morrer, aquilo no qual nos agarramos até o fim, no desejo de dias melhores ou da permanência de dias bons. Para ter esperança é preciso mais do que crer, é preciso também saber os limites dos seus planos, a grandiosidade de seus sonhos, para saber o que é possível fazer a respeito disso – e é aí – nesse momento que entra a força de vontade, sem ela a esperança seria fraca, quase inexistente, a força de vontade é a capacidade que nós temos de superar as maiores dificuldades de nossas vidas mesmo quando ninguém mais acredita na gente, mas você acredita!

Acreditar que é possível, mesmo estando sozinho pode não dar em nada no final, mas quando se acredita, e consegue o que tanto almejava e surpreende não fulano ou sicrano, mas a si mesmo, é possível ver que nada é impossível, e que você é capaz de fazer coisas que você nem mesmo imaginaria que fosse capaz de fazer.

Uma vez, escrevi sobre paciência e mostrei a um amigo meu, poeta, músico e compositor potiguar Mirabô Dantas, e quando ele terminou de ler ele me disse as seguintes palavras: “ – Mario, A paciência é como a espera. No I Ching a espera está definida assim: Observe as coisas sem ilusões e ansiedade. Não se desespere, apenas espere com serenidade. O perigo se encontra na precipitação e no medo. Aguarde uma época oportuna. Calma.” Isto, me faz lembrar que a esperança não pode caminhar no desespero, ela precisa ter calma, pisar em chão firme e caminhar a passos lentos ao invés de correr.

Dizer que a esperança é a ultima que morre, é a mais pura verdade, porém, se você tiver pressa no que almeja não acreditar que seja possível, não ter força de vontade, nem fé, nem paciência, você pode ainda assim conseguir o que quer, mas será muito mais difícil. Portanto, é preciso acreditar em si mesmo, e se tiver fé em Deus, (como eu tenho) não colocar tudo nas mãos dele, O que sonhamos será realizado no momento que for devido, e a tentativa nunca é inútil, pois nela, aprendemos mais do que quando conquistamos, e conquistar o que se quer é uma das melhores coisas que um ser humano pode sentir na vida.

A Vida, Criatura Estranha.

A vida, como algo tão belo pode ser tão complexo? Eu tento a todo custo descrever a minha própria, e tem sido inútil até então. A razão do por que as coisas não dão certo, e principalmente, da razão do por que continuar vivendo? Curiosamente são questões que me mantém vivo... Se todo suicida se perguntasse isso antes de tentar se matar teria uma razão pra continuar vivendo. Pois na duvida do que virá neste maldito ou bendito futuro incerto encontramos uma razão para continuar vivendo. Ainda assim, existem coisas que me incomodam tanto que eu tinha que escrever sobre... Se a vida é cheia de escolhas por que diabos não aparecem? Quando você se sente cego na escuridão, quando se está caindo no penhasco com os braços amarrados, quando se sabe onde está o ouro, mas não possui as ferramentas para pega-lo! Só que ai vem as pessoas importantes para sua vida, aquelas que realmente te apóiam naquilo que for, sendo algo justo, honesto, elas estão lá te apoiando, dando força, por elas, continua-se a se carregar uma cruz. Só que há também aquelas que só querem controlar sua vida, contar seus passos, destruir seus sonhos, conter suas vontades, impor regras, com a desculpa de pensar no seu melhor, acabam por te afundar mais e mais, sem saber que a proibição só torna tudo mais difícil. Hoje, eu sei exatamente o que eu quero, e embora tendo muitas barreiras na minha frente, embora tendo tantos motivos para não acreditar, eu vou continuar tentando, pois eu ainda estou vivo... Não sei até quando posso aguentar, mas até lá, ainda virão muitas batalhas pela frente.