Marina França
O ser humano não tem suas razões, filosofias e atitudes motivadas somente por uma personalidade forte, tudo isso é gerado através da percepção do mundo em que vivemos, onde as pessoas pouco se importam se você se importa, para elas o que mais vale são elas mesmas, sempre foi assim, e essa maneira de agir não surgiu simplesmente porque elas quiseram ser assim, foram atitudes e conclusões que as tornaram assim.
O egoísmo é como uma ‘praga’ que se espalha tão facilmente que chega a ser lastimável, mas o que leva uma pessoa ao egocentrismo, a pensar somente nela e em suas próprias necessidades, a esquecer que o centro do mundo ainda é o Sol, e que tal pessoa somente é uma pequena estrela, porém que não brilha em todos os céus, ela se restringe a alguns, poucos ou até mesmo, quase nenhum.
Para toda ação existe uma reação, nada vai e volta sem nenhuma resposta ou ressentimento, após uma palavra proferida, ela jamais poderá voltar para mesma boca, ela sempre tende a ser retrucado com algo que fere ainda mais do que o esperado, e o que é surpreendente é, como o ser humano em sua tamanha ignorância espera que o próximo tome a atitude que ele jamais tomará.
A paz é algo que se torna impossível em um meio onde as pessoas, pensam diferentes, agem diferentes, tem princípios diferentes, porém tem as mesmas ambições e desejos de estarem no poder, o que coloca qualquer ser em conflito até consigo mesmo ao se deparar com a impotencialidade de não ter aquilo que anseia em suas mãos.
Todos querem mudar... Mudar o mundo, a si próprio, mudar tudo o que puder, mas poucas são as iniciativas para essa mudança e para esse novo começo. Soa estranho aos nossos ouvidos que para que haja mudança é necessário que haja a necessidade dela dentro de nossos corações, mas muitas vezes os sentimentos não são capazes de comover nem mesmo uma única pessoa, quem dirá toda a humanidade. Por isso que temos sempre que levar em conta a teoria de Parmênides e a teoria de Heráclito, nada muda, tudo permanece estático ou tudo está em movimento, nada permanece igual.
O ser humano adora criar e inventar, é um ser dotado de inteligência, de dominância sobre as outras espécies, enfim, é um ser até que supremo se visto pelo lado do antropocentrismo, porém quando o assunto é morte ele é capaz de inventar as mais diversas teorias, até mesmo a de que você morre hoje e amanhã você vai voltará, como animal, outra pessoa, enfim, de alguma maneira, mas volta.
A grande tolice das pessoas é sempre acharem que o pensar dos homens é o que mais vale, mas os homens nada podem fazer com aquilo que mais é penalizado com suas atitudes, a alma, essa ira que cai sobre ela só pode vir do único Deus, aquele que mais se enoja quando vê que o homem mais se importa com o achar dos homens do que com a Tua ira sobre eles.
Quando ficamos tristes, procuramos lugares sempre isolados, distante onde você só quer ficar ali, parado, olhando para o nada e chorar, mas não é um choro fácil de cessar, é um choro amargo, onde a cada lágrima que cai você tem uma enorme vontade de gritar, tão alto e forte, mas que ninguém te escute, e que nesse grito você possa cessar toda dor que você tenha no coração, mas isso não é algo que resolva o problema, somente o tempo e novas águas correndo em nossas vidas para curar qualquer ferida.
Não devemos procurar em livros, revistas, sites, testes ou médicos uma ajuda para entendermos porque sofremos com certas coisas, ou porque às vezes nós sentimos uma tristeza enorme no coração, por mais que uma pessoa seja feliz e doe sorrisos a quem quiser receber, todos nós temos em alguns momentos de nossa vida que refletir sobre quem somos, o que fazemos e onde nós pretendemos chegar. Porque ninguém melhor do que você mesmo para encontrar em seu interior quais as razões dessa tristeza avassaladora!
Nada como o tempo e uma boa distração, que lhe agrade, pra passar qualquer sentimento que te incomoda e te atormenta, porém com paciência e calma todo nosso interior se reorganiza e tudo volta às suas devidas funções em seus devidos ritmo.
A esperança é algo que chega de maneira prazerosa ao nosso coração e à nossa mente, muda nossas concepções, nossos sonhos e nossos desejos. É como se tudo o que estivesse morto dentro de você ressuscitasse e lhe devolve um brilho no olhar ofuscante.
Quando você precisar de um momento somente teu, fuja, se esconda, seja dentro do guarda roupa, debaixo da coberta ou no escuro do seu quarto ou do banheiro, o importante é você estar em um lugar onde você possa pensar que só tem você lá, você e a sua essência, seus sentimentos, pensamentos e tudo aquilo que te move e te faz levantar a cada manhã à espera de um dia melhor.
O homem está mal habituado a sempre que quer algo ou fazer algo ter aquilo em suas mãos, que em um instante em que ele se encontra em uma situação na qual de nada vale sua inteligência, conhecimento e poder diante de uma natureza tão em suas mãos, em um momento de falta de controle sobre o seu querer e não ter, porém que lhe mostra que ele nada mais é nesse mundo do que apenas um ser vivo, de uma imensidão de maneiras de vida, dotado de inteligência concedida por Deus.
Tentar provar que você é o que realmente é com meras palavras é tudo em vão. O ser humano é um ser cruel e descrente, e tentar provar uns aos outros sua personalidade, somente suas atitudes podem fazê-lo.
Que a juventude viva intensamente a cada dia de sua vida, a vida é curta, porém que viva com a responsabilidade de um pai de família, que sabe que a cada dia sem ir trabalhar é um dia perdido, porque no final de todo mês aquilo lhe será descontado no final do mês.
Que nunca possamos nos esquecer disso, quando se trata de um relacionamento o homem sempre tem que ser o que decide os pontos cruciais do mesmo, como o início de namoro, e a mulher sempre a difícil que não pode deixar transparecer seu afeto pelo companheiro, porque a partir do momento em que este afeto é transparecido em seu rosto o homem desencanta. Aliás, os homens só acham interessante enquanto estão na conquista, depois que conquistam é como mais uma batalha vencida.
Que a mulher não se deixe levar pela cabeça do homem e nem o homem pela da mulher, afinal de contas, um relacionamento é algo que só funciona quando os dois lados estão em perfeito equilíbrio.
Não existe uma pessoa burra ou inteligente, existe uma única na qual existem esses dois lados da intelectualidade, o problema é que poucos sabem fazer uma boa escolha na hora de aprimorar algum dos dois.
Tentar encontrar no outro algo que lhe falta para suprir sua necessidade é como mascar um chiclete, no começo é sempre bom, docinho e macio, mas a partir de certo momento você verá que o chiclete nem é tudo aquilo que ele sempre fora, aliás, até os chicletes perdem seu doce e sua maciez.
Mudança é algo inevitável em nossa vida. As coisas acontecem como um piscar de olhos, rápido e passageiro ou como uma noite de sono com pesadelo, parece nunca ter fim e por mais que você tente acordar é muito mais forte que você e seus olhos não se abrem, mas não se desespere no momento certo você despertará dele.
A maior e mais almejada inspiração que um ser pode ter é aquela que surge do nada, como uma simples vontade de ver a lua, mas ela não está lá para ser vista o tempo todo, ela tem seu momento certo para aparecer, porque se estivesse lá a todo momento sua vista não seria tão esperada.
O tempo não deve ser visto como algo que quanto mais rápido passa, mas no lucro nós saímos. A cada instante de nossa vida, em um momento vivido, uma palavra proferida, uma atitude tomada ou até mesmo uma ofensa proferida, jamais voltarão e você jamais poderá concertar seus erros voltando no tempo e acreditar que o próprio tempo apagará as mágoas não é o mais digno a ser feito. A verdade é que temos que erguer a cabeça e enfrentar de frente aquilo que nós mais tememos, a humildade de desculpar-se pelos nossos erros.
Vencer obstáculos e chegar à meta é gratificante, mas antes mesmo de começar a pensar em entrar em uma batalha para alcançar tais metas, é necessário franqueza com nós mesmos para saber até em que obstáculo você é capaz de vencer, para que mais tarde seus planos não virem apenas tentativas frustradas daquilo que você tanto sonhou em conquistar.
De repente você percebe que circulo afetivo é como um espelho. Quando ele cai ao chão, se parte em vários pedaços, os grandes são as pessoas, que tem uma maior resistência, e os pequenos caquinhos são os sentimentos, que se desprendem de todos os grandes pedaços. No final não sobra mais nada, além de pedaços de espelhos faltando algumas lasquinhas, mas que seriam essenciais remontar esse espelho.
Na vida existem os momentos de tristeza e alegria, os de tristeza são sempre tão amargos que parecem nunca ter fim. Porém os de alegria são os momentos em que nosso corpo, alma e mente está em êxtase, eufóricos e por tanta agitação parece que passa em um piscar de olhos, por isso suporte com paciência a dor e aproveite cada segundo os momentos únicos de alegria que temos em nossa vida.