Margaret Thatcher
Margareth Thatcher nasceu Margareth Hilda Robert, em Grantham, uma pequena cidade de Lincolnshire, Inglaterra, no dia 13 de outubro de 1925. Filha de comerciantes de classe média e metodistas estudou em escola pública e recebeu uma bolsa para a Universidade de Oxford, em 1943, onde estudou Química.
Em 1946, tornou-se presidente da Oxford Union, onde começou sua vida política. Depois de formada trabalhou na área de pesquisa em Química, mas já demonstrava seu interesse pela política. Em 1950 ingressou no curso de Direito, especializando-se em Direito Tributário. Em 1951 casou-se com Denis Thatcher, um rico empresário.
Em 1959 Thatcher foi eleita parlamentar no círculo eleitoral conservador da região de Finchley. Em 1961 aceitou o convite para subsecretária parlamentar no Ministério da Previdência e Seguro Nacional. Em 1970, no governo de Edward Heath, foi nomeada secretária do Departamento de Educação e Ciências.
Em 1975, Margaret Thatcher foi eleita líder do Partido Conservador, sendo a primeira mulher a liderar um dos principais partidos da Inglaterra. Em 1979, foi eleita para Primeiro-Ministro, sendo a primeira mulher a ocupar esse cargo no Reino Unido.
Thatcher exerceu o cargo com austeridade. Os soviéticos a apelidaram de “Dama de Ferro”. Entre suas diversas medidas, defendeu a privatização das indústrias estatais de petróleo e gás, aeroportos e companhias aéreas, telefone e energia elétrica, a reforma dos sindicatos, a redução de impostos, a redução da inflação de 27% para 2,5% em seis meses.
Margaret Thatcher foi reeleita, em 1982, com ampla margem de votos. Em 1987 foi novamente reeleita com uma margem menor de votos. Entrou em conflito com seu próprio partido, renunciando em favor de John Major, em 1990. Manteve-se no Parlamento até 1992, quando foi nomeada para a Câmara dos Lordes com o título de “Baronesa Thatcher de Kesteven”.
Margaret Thatcher faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 08 de abril de 2013.