Marcos Vinícius de Almeida Delduque
Não morras somente com a certeza de que leu a Bíblia, morras também com a certeza de que viveu a Bíblia.
O bom aluno não é aquele que responde a perguntas brilhantes, e sim o que tem o brilho de brilhantes perguntas fazer.
Os cientistas são aqueles que convencionam na certeza mais próxima da exatidão, esta que só Deus haverá de talvez algum dia nos mostrar.
O remédio para os sofrimentos é o sofrimento, pois será só muito sofrendo que um dia terás o prazer de não mais sofrer.
As pessoas boas são as que fazem mal maior, pois só elas são capazes de construir uma relação forte com alguém até um certo instante e desfazê-las por infelizes razões. Menos vale a intriga de um maldoso do que a desfeita de um amado.
É errôneo dissociar-se do status quo para alcançar um futuro incerto e utópico. Para mudar e transformar-se, o homem deve, na verdade, corrigir o presente, e não destruí-lo para construir outro, porque isso é renunciar à obrigação de aparar os erros da sociedade, é renegar todo o passado histórico da humanidade e cair na ilusão de que ele pode ser ofuscado.
O homem só se libertará quando tiver a ciência da sua insignificância diante do que ele pode conhecer, quando reduzir-se à condição de desconhecedor e estiver aberto para todo o conhecimento que puder integrar o seu repertório. Nessa medida, a pergunta "Até onde eu devo saber?" invalida-se, já que sempre haverá algo na humanidade que mova o homem a ultrapassar as suas condições atuais e a sentir-se melhor do que antes.
Concluo, portanto, que o homem só se libertará quando responder aos seus anseios internos, e quando tiver a certeza de que mudou, e para isso, deve ter consciência do seu status atual.
Os mais plenos e felizes estão sujeitos às maiores dores, já que qualquer instabilidade prolongada pode arruinar sua felicidade. O homem onisciente da sua vida é sempre o que estará onisciente de um fracasso ou insucesso em eventuais recaídas. Numa certa medida, os indivíduos inerentemente sofridos e perturbados são os únicos que poderão desfrutar da felicidade maior nos momentos finais.
O poema é o apogeu
Da inteligência que nasceu
Do mais exímio poeta
Em mais de uma linha reta.
As mais belas histórias
Surgem das piores merencórias,
Que num instante eram tormento
E hoje são nobre conhecimento.
E à luz do tempo
Surgem os novos aprendizados,
Que emergem, efervescentes,
Dos olhares mais atentos.
Eis-me
Aqui,
Observador,
Inquieto.
A arte, no sentido mais palatável da palavra, é o alcance público das expressões individuais, cuja absolutez latente não as priva de se mutarem para estágios incabíveis ao imaginário popular.
As primeiras leis surgiram unissonamente dos grandes dilemas morais e éticos. Ultrajar a natureza racional da área legislativa, por mais injusta que possa ser uma sentença estritamente jurídica e legal, pode ser ainda a injustiça última. Embora os meios avaliativos sejam absurdamente imparciais, iniciativas que se preocupem demais com a realidade social podem ser as mais desastrosas e catastróficas, porque maiores aberturas geram problemas irreversíveis.