Marcelo Bernardo
Até onde vai nossa fé...
Para nós em momentos de fraquezas e desilusões, pensamos que os homens do velho testamento são imbatíveis, insuperáveis em se tratando de Fé. Mas por quê? Será porque eram fortes, inteligentes ou simplesmente tementes a Deus. Uma coisa é certa, com a nossa fé teremos mais ousadia e confiança no que fazermos.
A Primeira prova do Rei Davi, que para nós é um exemplo de Fé. Que acabara de ser ungido Rei por Deus; foi derrubar um gigante que desafiava e afrontava o povo de Israel, era difícil, mas Davi o derrubou, usou a sua Fé, e por isso Recebeu de Deus um nome que todos nós queríamos e gostaríamos de receber, “Um homem segundo o seu próprio coração”. Mesmo ele que outrora havia adulterado, ele que matou tanta gente em guerras, mesmo assim Deus não tirou seus méritos, Davi reconheceu que tinha errado e pediu perdão, e Deus o perdoou.
O pequeno Davi sabia que iria derrubá-lo. Mas como? Para ele não importava o seu tamanho, sua força; ele apenas só tinha fé. E isso foi provado quando todos diziam que Golias era um lutador profissional, experiente e que ele jamais teria a menor chance. Davi não ligou para isso, a prova foi que com apenas uma pedrinha e uma funda, mais com grande Fé, ele o derrubou, pois sua Fé era maior do que qualquer gigante ou obstáculo que existisse.
E para nós? Até onde vai a nossa fé? Quando passamos por provações, tentações ou decepções? Afinal de conta, até JESUS foi tentado, porque nós não seriamos? Todos nós passamos e sofremos; Mas porque uns se saem vitoriosos e outros decepcionados? Será que Deus ama uns mais do que a outros? Nunca perdemos a chance de murmurar ou questionar o porquê isso só acontece com agente; sabemos que todas as pessoas passam e apenas uns se saem melhores do que as outras, mas porque elas sabiam que ali não era seu lugar.
Às vezes passamos por provações e não gostamos, e findamos desejando, que aquilo que aconteceu com agente aconteça com o nosso “inimigo”, o nosso próximo. “Nunca devemos desejar que Deus faça algo na vida de alguém que não gostaríamos que ele fizesse na nossa”.
Jesus apenas deixou um simples mandamento: “se a tua fé for do tamanho de um grão de mostarda dirás a montanha, saia daqui e vá para li; e ela irá.” Mas porque é tão difícil para nós usarmos essa minúscula fé? Afinal, um grão de mostarda não é nada! Mas Jesus sabia que nossa Fé seria testada a todo o momento, e talvez por isso Ela tenha dito isso; que a nossa Fé seja apenas do tamanho de um grão, para que ai sim, Ele venha agir ao nosso favor.
O valor de uma lágrima...
Quanto vale uma lágrima? Será que vale o suficiente para você demonstrar que errou, ou que precisa de um perdão? De certa forma uma lágrima sempre demonstrará aquilo que você está passando, ou se for muito profunda, o que já passou.
Qual é a nossa reação ao ver um irmão, amigo ou um conhecido derramando-se em lágrimas? Angustia; desespero ou pena? Será que tentamos de certa forma ajudá-lo ou simplesmente dizemos: ”as lágrimas são tuas, o problema é teu.” Sabemos que existem pessoas que simplesmente choram e derramam suas lágrimas, mas em silêncio. O silêncio sempre nos dirá algo, mesmo não falando nada. No silêncio sempre ficaremos com as nossas lágrimas, e saberemos o motivo, a causa, e a circunstância delas. Se for de erro, estaremos com a vontade de recomeçarmos tudo de novo se possível for, se não, o mundo não vai pára para você as enxugar, e você precisa entender isso. Esse será o momento de pararmos e escutarmos a nós mesmo.
Qual foi o valor das lágrimas de Jesus? Qual foram seus sentimentos, e o que sentiu, quando na única passagem da bíblia nos diz que Ele chorou. O que pensava naquele momento? Será que Ele sentiu o mesmo quando perdemos um ente querido? Afinal de conta Jesus era um ser humano como nós somos.
Porque Jesus chorou? Uma boa pergunta a nos fazer. Para muitos Ele era DEUS, e que Deus é era esse que não se conteve na morte daquele que ele próprio iria ressuscitá-lo? O seu Amigo. O importante é que ele chorou; o motivo todos nós sabemos, pois em certas ocasiões passamos pelas mesmas situações que Ele já passou. Às vezes passamos por situações em que falamos para nós mesmo: “desta vez não vou conseguir suportar, foi lá no fundo”. Uma coisa é certa e temos que ter certeza, Deus jamais deixará nossas lágrimas caírem e não tomará providências necessárias para solucioná-las.
Assim foi com Ezequias, se ele não tivesse orado e derramado suas lágrimas como nos diz a bíblia, Deus não teria lhe aumentado os anos de vida, e ele teria morrido. Se Ana não tivesse chorado Deus não teria dado Seu amado filho Samuel.
As lágrimas sempre farão parte de nossa vida, sejam lágrimas de alegria ou de tristezas, angústia ou decepção; por ver um filho ao nascer ou o mesmo a morrer. Sempre nós homens seremos perseguidos por um terrível ditado popular “homem que é homem não chora”. Acho que na verdade os homens mais fortes são os que realmente choram, sem medo de dizer o que está passando, ou o que passou.
Os verdadeiros Homens são os que derramam suas lágrimas sem medo de dizer o motivo, não têm vergonha de chegar para você e dizer que errou; que “pisou na bola” e está precisando de ajuda. São homens que derramam suas lágrimas, mas que se comovem ao ver seu próximo derramá-las, e tenta de todas as formas enxugá-las. Os verdadeiros homens, são os que enxugam suas lágrimas sem perguntar o porquê que você as derrama, estarão primeiramente mais preocupados em enxugá-las, e depois o motivo pela qual você as derrama.
Pensando Bem...
“A vida nos ensina de varias maneiras aquilo que temos que aprender de qualquer jeito”.
Pensando Bem... Ou tomamos atitudes quando a vida exige de nós, ou teremos que exige mais de nós mesmos quando for necessário e preciso. Sabemos que muitas das vezes fugimos de coisas que não gostaríamos de passar. Mas que ao final de tudo; concluímos que tudo que passamos foi fundamental para o nosso crescimento, mesmo não aceitando.
“Muitas das vezes na vida levamos um NÃO! No momento certo na hora certa, mesmo não gostando. Mas tendo a certeza que aquele NÃO! ajudou-nos, e nos ajudará de tal forma, que não conseguimos dizer para quem quer que seja, que aquele NÃO! Foi verdadeiramente um SIM!”
Todas as pessoas têm um sonho, verdade? Verdade. Afinal todos nós somos sonhadores, mas porque muitas das vezes as pessoas desistem de seus próprios sonhos? Será medo? Ou simplesmente falta de coração de lutar por aquilo que sonham? Os sonhos são determinados e realizados quando criamos metas, procurando alcançá-las, não ligando para o que as pessoas falam ou dizem ao nosso respeito.
Pensando Bem... Amar incondicionalmente será possível? Quando amamos uma pessoa, seja quem for ela: amigo, namorado ou simplesmente um irmão em cristo. Sabemos que uma vez por outra eles vão nos magoar. Mas mesmo assim nunca estamos preparados para essa possível decepção inesperada e ao mesmo tempo tão esperada. E vamos fazer o que? Amá-los incondicionalmente em meio a tantos erros e decepções? Ou fazer de conta que nada aconteceu e deixar tudo de lado.
A vida está ai para isso, para nos ensinar quando for preciso, quando necessário. Pois o bom dela é você esperar, esperar e esperar... E quando pensar que tudo não vai dar mais certo, a vida mostra o lado bom da história, o lado bom dela. O lado da alegria em meio a tantas tristezas, da paz em meio as nossas guerras, do Amar e não ser amado, do perdoar e não ser perdoado. E mesmo assim não perdemos a chance de sermos felizes, pois temos a certeza que Jesus estará ao nosso lado não importando qual seja a situação, Ele vai está. Só dependerá de nós, se queremos ao nosso lado ou não.
A promessa Ele nos fez “Eis que estou com convosco até a consumação dos séculos”. Por isso que a vida é bela, pois até Jesus se fez homem para viver as regalias que ela nos proporciona. Isso sim é alegria, e por isso te digo: sou feliz com e por Jesus... Porque tudo que não sou Ele é, e tudo que sou é por causa dele e para Ele.
Jesus poderia muito bem ter cruzado os seus braços, e não ter feito nada, Ele podia. Mas não fez isso! Preferiu morrer de braços abertos para que o mundo visse o quanto Ele nos amou incondicionalmente. Amou-Nos de tal forma que nem todos os livros existentes poderiam contar e conter tão grande Amor.
Muitas das vezes na vida levamos um NÃO! No momento certo na hora certa, mesmo não gostando. Mas tendo a certeza que aquele NÃO! ajudou-nos, e nos ajudará de tal forma, que não conseguimos dizer para quem quer que seja, que aquele NÃO! Foi verdadeiramente um SIM!
Nunca devemos desejar que Deus faça algo na vida de alguém que não gostaríamos que ele fizesse na nossa.
Talvez o amor seja isso... Amar as pessoas sem fazer acepções delas como Jesus amou, para muitos por causa disto chegou a provocar escândalos e dividir opiniões.
Quando te vejo sinto coisas estranhas, mas boas. Quando falo contigo minha cabeça pensa direito, mas minhas palavras saem paulatinamente, e minhas mãos ficam suando, tento não deixar você parar de falar, pois se for minha vez talvez não consiga dizer nada quando em minha mente sei exatamente o que devo falar para cada momento.
Quanto vale uma lágrima? Será que vale o suficiente para você demonstrar que errou, ou que precisa de um perdão? De certa forma uma lágrima sempre demonstrará aquilo que você está passando, ou se for muito profunda, o que já passou.
Quando Clamo Deus me Entende?
O problema não é que Deus não nos fale, nós é que não o ouvimos. Porque deixamos de ouvi-lo no momento que mais precisamos de sua ajuda, e findamos pensando que é Ele quem não nos ouve, e não nos entende.
Muitas das vezes deixamos de escutar ao próprio Deus, por dar preferência a um amigo ou irmão em momentos de circunstâncias e adversidades. E quando “quebramos a cara” o culpamos por não ter nos ajudado. Ficamos tão irados que saímos profanando que Ele não nos entendeu, e não ajudou-nos quando mais precisamos dEle.
Deus escuta cada suspiro, cada gemido e cada clamor nosso, a questão é que não o procuramos. Jesus quando estava em Jerico, ouviu um cego o chamar. Ele em meio à multidão o escutou, escutou o seu desespero, seu gemido seu clamor. Quando chegou perto dele, O que Jesus perguntou? – O que queres que Eu te faça? Todos em sua volta estavam se questionando e se perguntando. Com toda razão! “Mas como é que pode como Ele ousa perguntar o que um cego quer? – É claro que um cego quer ver!”
Mas porque Jesus ousou perguntar isso a um cego? Ele não sabia que aquele homem que gritou por Ele desesperadamente era cego e que queria ver? Claro que Jesus sabia que aquele homem estava cego. A questão é que Ele queria ouvir da sua própria boca o que seu coração queria. Então lhe perguntou: O que queres que te faças? – Senhor que eu tenha visão.
Essa é Uma prova viva que Deus quer ouvir-nos quando precisar-mos dEle. Quis ouvir da boca de um cego àquilo que Ele já sabia. Mas a questão é que temos que pedi. Abrir a boca em direção a Ele, sem duvidar da sua onipotência. Sabemos que Deus sabe cada uma das nossas dificuldades. Mas Ele quer ouvir da nossa boca àquilo que queremos que Ele faça. Se não pedirmos? Com certeza Ele não irá agir em nosso favor, Ele quer que façamos a nossa parte. Se não fizermos o problema será nosso, e não dEle.
A verdade é que a maioria das pessoas preocupa-se com passagens e palavras da Bíblia que não entendem, procuram decorar se for possível. Mas as que me preocupam realmente são as que eu entendo. Pois terei que obedecê-las custe o que custar para então poder recebe minha coroa. Se for Cristão de verdade, terei que obedecê-las e segui-las até o fim...
Temos que ter em mente que quando o invocarmos em meio as nossas dores e decepções. Ele sempre estará de ouvidos atentos a o nosso clamor. Estará preocupado em nos ajudar, em tirar-nos dos desertos que a vida nos coloca. Temos que entender que estes desertos são fundamentais para o nosso crescimento espiritual, psicológico e emocional. Ele não vai lhe colocar em um posto a qual você não esteja preparado para assumi-lo. Entenda isso!
Deus teve que preparar o pequeno Davi para então poder assumir o reinado de Israel. Preparou José para ser governador do Egito, colocando-o num no mais alto posto que um servo seu pudesse chegar. Preparou o menino Samuel para então ser juiz, sacerdote e profeta do seu povo. Então Porque Deus não nos prepararia para assumir tais postos ou posições que teimamos em querer do nosso jeito, da nossa forma e no nosso tempo?
Em toda relação amorosa sempre um amará o outro a mais. Este Será mais compreensível, tolerável, atencioso, paciente e acima de tudo mais compassivo as coisas a sua volta. Estará sempre sujeito a dizer um Sim! Mesmo que queira disser um Não!
O problema não é que Deus não nos fale, nós é que não o ouvimos. Porque deixamos de ouvi-lo no momento que mais precisamos de sua ajuda, e findamos pensando que é Ele quem não nos ouve, e não nos entende.
O que Jesus pensava quando ouvia seu colega ou vizinho criticar em voz alta, que a culpa de não chover ou de o sol está muito quente era de Deus? O que Ele pensou quando uma mãe histérica culpou a Deus por seu filho está doente ou tê-lo morrido? Jesus sabia que como Deus dentro de um corpo humano, iria passar por tudo isso, e muito mais. Mas mesmo assim preferiu enfrentar as circunstâncias e adversidades existentes.
Quando Deus nos diz que a oração do justo é poderosa e eficaz, o que pensamos sobre isso? Já parou e se questionou para quer serve a oração? Qual é o intuito dela? Afinal, Ela faz alguma diferença em nossa vida?
A Oração é o combustível que move o motor para chegarmos mais perto de Deus, cabe a nós usarmos a velocidade e tempo necessário com Ele, diminuindo a distância ou aumentando-a.
Ou acreditamos que a oração nos dará parcelas para resolvermos nossas circunstâncias e adversidades ou sempre ficaremos sem resposta de Deus, pois sem Fé é impossível agradá-lo, e a oração faz parte dela.
Devemos Amar as pessoas não pelo que elas têm. E sim por aquilo que elas representam para Deus. Quando Ele nos diz: “Amai ao próximo como a ti mesmo” O que isso representa para mim e você? Representa o verdadeiro Amor de Deus, ou o Amar do nosso jeito da nossa forma, com nossas escolhas?
Se o próprio Jesus orou antes de fazer seus Milagres, por que teimamos em não orar quando precisamos dos nossos?
Oração, Ela Lhe Faz alguma Diferença?
Quando Deus nos diz que a oração do justo é poderosa e eficaz, o que pensamos sobre isso? Já parou e se questionou para quer serve a oração? Qual é o intuito dela? Afinal, Ela faz alguma diferença em nossa vida?
A Oração... Muda alguma coisa em nossa vida? Ou falar com Deus através dela já não resolve mais nada? Afina, Deus nos ouve ou simplesmente faz de conta que não existimos? Às vezes ficamos com a sensação que nossa Oração foi em vão e não foi ouvida, por que findamos passando por aquilo que não gostaríamos de passar.
Será que Deus favorecia aos seus servos e profetas do velho testamento? Porque para muitos deles a Oração deu certo. Quando Josué orou, incrivelmente o sol parou. Daniel não foi comido por Leões famintos, por que será? O Rei Ezequias quando orou incrivelmente Deus lhe deu mais quinze anos de vida. Elias quando orou poderosamente desceu fogo do céu, o mesmo fez depois de três anos e meio descer a chuva que o povo tanto clamava. Será que eles eram melhores que Nós? Deus os favoreceu? Com toda certeza e convicção Não!
Jesus antes de ressuscitar a seu amigo Lázaro simplesmente Orou. Assim também Orou no Getsêmani para Deus afastar dEle o cálice. Por que Jesus orou se Ele era o próprio Deus em pessoa? Para mim foi uma maneira que Ele encontrou para sentir Deus mais perto. Afinal, como todo ser humano Ele precisou naqueles momentos. Se o próprio Jesus orou antes de fazer seus Milagres, por que teimamos em não orar quando precisamos dos nossos?
Será por falta de Fé? Ele sabe disso: “Basta uma Fé do tamanho de um grão de mostarda...” Falta de paz? “Deixo-vos a minha paz, não dou como o mundo a dar” Medo? “Eis que estou convosco até a consumação dos séculos” Será preocupação financeira, um acontecimento trágico, uma doença prolongada? “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.” Ou será por que sentimos angustiados por causa da culpa e conseqüências do pecado? Ele nos diz: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”.
A Oração é o combustível que move o motor para chegarmos mais perto de Deus, cabe a nós usarmos a velocidade e tempo necessário com Ele, diminuindo a distância ou aumentando-a. Ou acreditamos que a oração nos dará parcelas para resolvermos nossas circunstâncias e adversidades ou sempre ficaremos sem resposta de Deus, pois sem Fé é impossível agradá-lo, e a oração faz parte dela.
“Tudo o que pedirdes na Oração, crendo, o recebeis”. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”. Por que é tão difícil somente crê? Costumamos somente pedi, mas já duvidando da realização. Deus espera de mim e de você, não só o querer. Pois Ele sabe o que queremos e precisamos “Não pergunteis, pois que havemos de comer, ou o que havemos de beber; Não andeis inquietos, Pois o vosso Pai sabe que precisais delas”. Deus sempre estará atento as nossas orações, basta acreditarmos naquilo que pedimos sem duvidar. Deus estará pronto para agir quando nossas orações chegarem aos seus ouvidos como músicas que não tenha somente sons, mas sintonias. O segredo é só orar. duvida? Então me desculpe Deus não atenderá as suas petições.
A clareza de um SIM! E um NÃO! Sempre estará baseado no tom da sua voz, e na maneira que seus olhos piscam.
Igreja, Ela Lhe Faz Alguma Diferença?
Talvez você já tenha se perguntado “por que deve deixar outra atividade de lado para freqüentar uma igreja?”. Afinal, isto vale a pena mesmo? O que tenho encontrado na igreja tem feito alguma diferença em minha vida e na vida de meu próximo? Esta mensagem é indicada aos crentes, temporariamente arredios, na esperança de que estes resolvam suas inquietações interiores e voltem ao seio da igreja, pois o mundo não poderá lhe dar um lugar melhor de se está.
O que nos leva a pensar sobre uma possível decepção com a igreja? Serão as pessoas ou será o Cristo? Por que as pessoas são o corpo, e Cristo é a cabeça, e geralmente a cabeça é a parte que mais sofre quando o corpo é atingido. A desculpa ou motivos que às vezes procuramos de ficarmos decepcionados com a igreja, está relacionado com o que as pessoas fazem, e não com o Senhor Jesus Cristo. Temos que entender: Seguir a Cristo é uma coisa, seguir os crentes aos lugares de cultos, ou aos domingos, é outra totalmente diferente.
A questão é que muitas das vezes estamos mais ligados com o que as pessoas acham de nós, do que o próprio Deus sabe ao nosso respeito. É ai que desfalecemos na fé, pois estamos mais preocupados em agradar as pessoas do que agradarmos a Deus. Cantamos, pregamos ou oramos como se estivéssemos fazendo tudo isso para alguém que está ao nosso lado, pensando em agradá-lo, e sem percebermos estamos morrendo na fé. Pois Deus não está preocupado em como você irá cantar ou pregar, Ele está preocupado em como estará seu coração quando você estiver fazendo tudo isso em seu nome.
“Sou Cristão Apesar da Igreja” (Philip Yancey) Faça como ele, seja Cristão apesar de todas as circunstâncias e adversidades existentes em sua igreja, o que levará você a salvação não será a placa de sua igreja nem a quantidade de membros existentes nela, mas sim a igreja (Cristo) que há dentro de você, essa (e) lhe dará a salvação. “Sempre que deixo de ir à igreja por algum tempo, descubro que sou eu quem sofre. Minha fé fraqueja e a falta de amor cresce ao meu redor. Em vez de caloroso, torno-me cada vez mais frio”. Será que não acontece o mesmo com você? Será que o espírito santo não já lhe incomodou, lhe dizendo que não importa qual seja a situação, você é quem está errado? Pois você está deixando a sua obra espiritual de lado, por causa de circunstâncias carnais que só tende a prejudicar o crescimento da igreja de Cristo.
Quando João escreve as cartas do Apocalipse as igrejas, uma nos mostra claramente um tipo de igreja que encontramos nos dias de hoje. “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.” A igreja que fazia de tudo um pouco, mas que lhe faltava o principal, o Espírito de Deus, a presença de Cristo Jesus. No versículo seguinte fica claro o desejo de Jesus “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. A igreja que tinha tudo, mas que Cristo não estava lá, Ele estava do lado de fora pronto para entrar quando o fosse chamado. Não seja assim, seja a diferença que faltou a essa igreja, der bons frutos independente de onde estiver plantado. Veja Cristo acima de tudo e de todos, e deixe-o ser a diferença em sua vida. Procure dar o seu melhor independente do que falam ou pensam sobre você, faça tudo olhando para Cristo Jesus, e não para as pessoas que são falhas como eu e você.