Mano Brown
Mano Brown, nome artístico de Pedro Paulo Soares Pereira, é um rapper e compositor brasileiro. É produtor e vocalista do grupo de rapper Racionais MC’s.
Mano Brown nasceu em São Paulo, no dia 22 de abril de 1970. Cresceu no bairro do Capão Redondo, na periferia da cidade. Em 1988, junto com Ice Blue, Edi Rock e KL. Jay, formou o grupo de rap Racionais MC’s.
Suas canções falam sobre a vida na periferia, o racismo, os miseráveis, a violência e o crime organizado. É autor das músicas Vida LokaI, Vida Loka II, A Vida é Desafio, Jesus Chorou, Da Ponte Pra Cá, Diário de um Detento, Homem na Estrada, Pânico na Zona Sul, entre outras.
Mano Brown raramente concede entrevistas a jornais, revistas e programas da TV, pois tem verdadeira aversão à mídia de massa. Suas apresentações são sempre em shows ao vivo. Por diversas vezes, o rap se envolveu em brigas, que o levaram à prisão, por desacatar as autoridades policiais, por portar droga, por dirigir com a habilitação e o IPVA vencidos e se envolver em confusões da Torcida Jovem do Santos.
Em 2016, Mano Brown lançou seu primeiro disco solo, Boogie Naipe, que foi eleito o 4º Melhor Disco Brasileiro daquele ano. Em 2017 foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, e lhe valeu uma apresentação no Rock in Rio ao lado de lendário Bootsy Collins.