M. V. Silva
Praticidade e eficiência é o próprio Bem. Querer que as coisas sejam feitas de maneira prática, limpas e sem enrolação mostra uma natureza interior limpa e plena, sem muitos assuntos mal-resolvidos, sem muitas perturbações. Felizes aquelas pessoas práticas cujas ações miram apenas no Bem comum, cujos conselhos perfuram o ego, cujas palavras erradicam a ignorância.
Caráter é beleza. Ter caráter é ser belo. Que adianta ter boa aparência, estudos, conhecimento, técnica, dinheiro, saúde se quando os atritos surgem e a vida pede ação e solução a pessoa segue a mesma cartilha dos moralismos, idéias prontas, ego, diz-que-me-diz. O mundo anda sofrendo de uma doença terrível que se chama hipocrisia e falta de completude de caráter.
Não se lamente por ter passado por situações difíceis ou dolorosas. No fim, situações extremas só nos fazem mais ricos, ricos em vivência e aprendizados.
O primeiro passo para uma vida harmoniosa é meditação, acompanhada das idéias corretas sobre a sua existência nesta Terra. Quando isso é seguido e aprimorado, o trabalho indiscriminado vai fazer parte de você automaticamente.
Não julgue apenas entenda a pessoa, vizualize como é possível para elas sair do 'judgement mood' e lutar por uma mente e coração melhor. Se não for possivel trabalhar com eles, trabalhe, trabalhe, trabalhe mais e mais, pra qualquer pessoa. Esforce-se no bem, até que ele se concretize um dia.
Só assusta quem se sente com medo
Só briga quem carrega em si violência
Só critica quem não se auto perdoa
Se você não carrega medo, violência, raiva ou culpa dentro de si
Então, em você, não há espaço para os atos que nascem dessas emoções
Por isso devemos trabalhar nas nossas emoções e estar consciente dos nossos pensamentos.
Passar pelas pessoas, passar pelos grupos, passar pelos empregos, passar pelas atividades, passar pela vida com a certeza de que só se é um viajante. Amar e querer o bem e fazer despertar bons sentimentos sem nada em troca, isso é desapego. Isso é estar ciente de si e de Deus.
Quando a gente não confia nos potenciais de nós mesmos e não buscamos ferramentas para ser melhores, não procuramos as verdades, não procuramos progredir na senda, não procuramos sermos responsáveis pela nossa própria vida, vivemos de passadoo, como se só o passado e as pessoas do passado fossem boas. Enganamos a nós mesmos. Ficamos acomodados no historinha de que "só deus é perfeito" e não procuramos a perfeição. Mas quem não procura a perfeição, fica cada vez mais desatualizado, acredite, você não está parado, na verdade está indo pra baixo em termos de consciência das coisas, amor e luz.
As leis, decretos e sistemas estão aí apenas para facilitar o que já está em andamento e é bom para todos. Quando, lei, decretos e sistemas ganham vida própria e passam, ao invés de servir, ser servidos então leis e decretos tornam-se burocracia e sistema vira autoritarismo.
Burocracia e autoritarismo nada mais é do que lei e sistema sofrendo de Ego.
É tão fácil guerrear, se revoltar, agredir outros... Difícil é o contrário: ser solidádio, ter compaixão, aguentar as raivas alheias. Na vida o legal é procurar tudo o que é difícil e traz desafios e então insistir no Bem. Vir aqui para progredir e não pra se entregar às mesmices que se vê por aí.
O quanto alguém consegue suportar sem pestanejar, sem maldizer, sem culpar outros quando algum erro acontece diz tudo sobre a pessoa. Se ela está no centro qualquer tornado, por mais forte que seja, pode até deixá-la descabelada e desalinhada, mas não inconsciente.