Luiz Melodia
Luiz Melodia, nome artístico de Luiz Carlos dos Santos, nasceu no Morro de São Carlos, no bairro do Estácio, Rio de Janeiro, no dia 7 de janeiro de 1951. Filho do sambista e compositor Osvaldo Melodia com oito anos já frequentava, com o pai, as rodas de partido-alto, seresta e choro.
Na década de 60, Luiz Melodia frequentou programas de calouros. No início dos anos 70 integrou-se ao movimento tropicalista. A experiência levou a cantora Gal Costa a gravar sua música Pérola Negra no álbum Gal a Todo Vapor (1972). Suas composições traziam elementos do baião, jazz, blues e rock. Os três primeiros álbuns que lançou “Pérola Negra” (1973), “Maravilhas Contemporâneas” (1976) e “Mico de Circo” (1978), reúnem o melhor de suas composições.
Com a carreira consolidada, Melodia realizou shows e participou de festivais nacionais e internacionais. Em quatro décadas de carreira gravou poucos discos. Em 2014 lançou “Zerima” seu 15º título, o primeiro de canções inéditas desde Retrato do Artista Quando Coisa, de 2001. Apresentou um repertório de variação do samba, do samba-canção e das interpretações impregnadas de soul e blues.
Entre seus maiores sucessos de Luiz Melodias estão: “Ébano”, “Fadas”, “Congênitos”, “Dores de Amores”, “Magrelinha”, “Juventude Transviada” e “Pérola Negra”. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 4 de agosto de 2017, em decorrência de complicações de um câncer da medula óssea.