Biografia de Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva (1945) foi o 35.º Presidente do Brasil. Eleito nas urnas governou o país durante dois mandatos, entre 01 de janeiro de 2003 e 01 de janeiro de 2011. Foi também líder sindical e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.

Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, nasceu em Caetés, Garanhuns, Pernambuco, no dia 27 de outubro de 1945. Filho dos lavradores, junto com a mãe e os irmãos migrou para São Paulo em 1952. Trabalhou em uma tinturaria, em um armazém e em uma fábrica de parafusos.

Fez o curso de torneiro mecânico no Serviço Nacional da Indústria (SENAI). Trabalhou em uma metalúrgica e com 18 anos teve o dedo mínimo da mão esquerda cortado por uma prensa.

Sindicato dos metalúrgicos

Em 1966, Lula começou a se envolver com os movimentos sindicais e em 1975 foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e em 1978 foi reeleito. No dia 13 de março de 1979, depois de 10 anos sem greves, comandou uma greve que paralisou 180 mil operários do ABC paulista.

Em abril de 1980, outra grande greve no ABC paralisou 330 mil operários durante 41 dias. Depois de uma intervenção federal, Lula foi preso junto com outros sindicalistas, com base na Lei de Segurança Nacional, passando 31 dias recolhido às instalações do DOPS paulista.

Partido dos Trabalhadores

No dia 10 de fevereiro de 1980, Lula comandou a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), formado pela classe operária, sindicalistas, intelectuais, artistas e católicos ligados à Teologia da Libertação, com uma proposta socialista. Em 1982 o PT já estava implantado em quase todo o país. Lula liderou a organização do partido e disputou, nesse mesmo ano, o Governo de São Paulo, mas não se elegeu.

Em agosto de 1983, Lula participou da fundação da CUT - Central Única dos Trabalhadores. Em 1984 participou, como uma das principais lideranças, da campanha das "diretas já" para a Presidência da República. Em 1986 foi eleito deputado federal por São Paulo.

Presidência do Brasil

Lula concorreu à Presidência da República em 1989, depois de 29 anos sem eleições diretas, mas perdeu para Fernando Collor de Mello. Lula voltou a se candidatar em 1994 e em 1998, mas foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso.

Em 2002, Lula concorreu pela quarta vez ao cargo de presidente da República, tendo como vice o empresário e senador José de Alencar, do PL de Minas Gerais. No dia 27 de outubro de 2002, com quase 53 milhões de votos, Lula foi eleito Presidente da República, derrotando José Serra. Lula concorreu novamente, em 2006, para reeleição de presidente, derrotando Geraldo Alckmin do PSDB.

Corrupção 

Os dois mandatos do presidente Lula foram marcados por grandes avanços, mas também por grandes escândalos. Lula teve condições de passar para a história como o presidente que realizou grandes feitos e priorizou políticas que beneficiaram os mais pobres, mas a corrupção se infiltrou no poder. 

No dia 6 de junho de 2005 foi denunciado um esquema de pagamentos ilícitos, mensais, que o governo federal fazia aos deputados e senadores para garantir os votos para as emendas favoráveis ao governo. O sistema foi denominado de “Mensalão”.

O esquema foi descoberto através de uma filmagem realizada por uma câmera escondida quando um diretor dos Correios explicava a dois empresários como eram fraudadas as licitações. As denuncias derrubaram o ministro da Casa Civil, José Dirceu, o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, os deputados João da Cunha e Roberto Jefferson, entre outros envolvidos.

O “Petrolão” foi outro esquema bilionário de corrupção que delapidou a Petrobras que envolvia cobrança de propina das empreiteiras, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e superfaturamento de obras para abastecer os cofres dos partidos, funcionários estatais e políticos.

Depois de diversas investigações comandadas pelo juiz Sérgio Moro, a operação, denominada de “Lava Jato”, condenou diversos políticos e empresários envolvidos no esquema de corrupção, entre eles o presidente Lula, que em 2017 foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro.

Em 2018, por 3 votos a 0, o Tribunal Regional Federal confirmou a condenação de Lula e ainda aumentou sua pena para "doze anos de prisão". No dia 5 de abril de 2018, o "Supremo Tribunal Federal (STF)", "por 6 votos a 5", rejeitou o habeas-corpus preventivo que garantiria a liberdade de Lula.

Em 7 abril de 2018, Lula foi preso e levado para uma cela especial dentro da Polícia Federal em Curitiba, onde permaneceu até o dia 8 de novembro de 2019, quando o STF derrubou a prisão, em segunda instância, em um julgamento que terminou com 6 votos a 5.

Em 2021, em uma decisão monocrática, o juiz Edson Fachin anulou todos os processos contra Lula, restabelecendo os direitos políticos do ex-presidente, argumentando que os casos não tinham conexão com o escândalo da Petrobras e, portanto, não deveriam ter tramitado na Justiça Federal em Curitiba.

Sem as imputações, Lula não se enquadra mais na Lei de Ficha Limpa e recuperou seus direitos políticos e está livre para disputar as eleições presidenciais em 2022.

Acervo: 50 frases e pensamentos de Luiz Inácio Lula da Silva.

Frases e Pensamentos de Luiz Inácio Lula da Silva

Precisamos vencer a fome, a miséria e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém - é para salvar vidas.

Luiz Inácio Lula da Silva

Nota: Trecho do discurso proferido na cerimônia de lançamento oficial do programa Fome Zero a 30/01/2003.

...Mais

Por mais que você não goste de sua aparência, afirme-se bonito.

Luiz Inácio Lula da Silva
Jornal O Estado de S. Paulo, Notas e Informações (p.3), de 30/03/2005.

Nota: Frase proferida durante a inauguração da primeira usina de biodiesel do Brasil em Cássia (MG), em Março de 2005.

...Mais

A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E se me deixarem solto, viro presidente de novo.

Luiz Inácio Lula da Silva

Nota: Em 2016, em conversa com interlocutores sobre a operação Aletheia

Não importa aonde você está, e sim aonde quer chegar.

O que me frustra não é o ódio que as pessoas estão vendendo ou tentando disseminar contra o PT. O que me assusta é um programa como o Bolsa Família ser tão odiado por uma elite que todo dia joga comida fora.