Lucano
Lucano (36-65) foi um poeta épico latino do século I da era cristã. Escreveu lendas, versos, tragédia, fábulas e o famoso poema épico Farsália.
Marco Amadeo Lucano nasceu na cidade espanhola de Córdoba, chamada pelos romanos de Colônia Patrícia, no dia 3 de novembro de 39, durante os últimos anos do imperador Calígula. Era sobrinho e discípulo do filósofo Sêneca. Ainda jovem, mudou-se com a família para Roma.
Como todo jovem de boa família, fez grande viagem para Atenas, onde estudou filosofia e retórica. Adquiriu fama e popularidade por declamar em público, tanto em grego e latim. Sua fama o levou ao imperador Nero, aconselhado por Sêneca para voltar a Roma e fazer parte do círculo de amigos de Nero.
Lucano foi protegido por Nero e o poeta usou sua escrita para servir e glorificar o imperador. No entanto, a loucura de Nero e a crescente inveja das habilidades poéticas de Lucano, superando as do imperador, levaram a uma separação entre eles. O poeta mudou de tom e passou a criticar a delirante política imperial.
Acusado de participar de uma conspiração liderada por Caio Piso, Lucano foi preso e torturado para confessar sua culpa. Por fim, Nero permitiu que ele escolhesse como desejava morrer. Lucano escolheu cortar os pulsos e se deixar morrer enquanto recitava alguns versos. Morreu no dia 30 de abril de 65.
Acervo: 5 frases e pensamentos de Lucano.